Coluna Vertebral do Corpo Humano – Funções | Anatomia

A coluna vertebral, também chamada coluna raquídia ou apenas raque, é constituída essencialmente por pequenos ossos discóídes as vértebras -, superpostos de maneira regular e unidos por ligamentos. A coluna está situada na finh média da parte posterior do tronco e, além de sustentar os ossos do crânio, da bacia, as costelas e a maior parte das vísceras, serve de proteção à medula espinhal ou nervosa.

A coluna é a estrutura que caracteriza todos os vertebrados: peixes, anfíbios (sapos), répteis, aves e mamíferos são dotados de coluna vertebral. Além disso, os vertebrados apresentam uma extensão do sistema nervoso central a medula -, contida no interior da coluna.

Divisões: Regiões da Coluna Vertebral

Divide-se a coluna vertebral em quatro regiões: a região cervical, correspondente ao pescoço; a região dorsal, correspondente ao dorso; a região lombar, aos rins; a região sacro-coccigiana, à bacia. Há sete vértebras cervicais, doze vértebras dorsais, cinco vértebras lombares. Quanto à região sacro-coccigiana, dois ossos a constituem: o sacro, que por sua vez é formado pela soldadura de cinco vértebras, e o cóccix, formado pela soldadura de quatro vértebras. O total das vértebras ascende, pois, a trinta e três.

Algumas vértebras têm nomes especiais: a primeira vértebra cervical, por uma reminiscência mitológica, chama-se atlas; a segunda, cuja articulação, pela sua apófise odontóide, com a vértebra atlas, permite os movimentos de rotação da cabeça, tem o nome de axis; a última cervical, de apófise espinhosa mais evidente que a das outras, é a vértebra proeminente.

coluna-vertebral

Regiões e curvaturas da coluna vertebral

Olhada lateralmente, a coluna vertebral apresenta quatro curvas anteroposteriores; a primeira, na região cervical, é côncava para trás; a segunda, na região dorsal, é côncava para diante; a terceira, na região lombar, é côncava para trás; a quarta, na região sacro-coccigiana, é côncava para frente. Essas diversas inflexões da coluna vertebral a tornam muito resistente. O exagero da curva dorsal tem o nome de cifose; o da curva lombar, o de lordose.

As curvas laterais da coluna vertebral, visíveis quando a olhamos de frente ou por detrás, são muito menos acentuadas e inconstantes. Se muito evidente, a curva lateral constitui a escoliose, que é dextra ou sinistra, conforme apresente à direita ou à esquerda a sua convexidade. As curvas ântero-posteriores da coluna vertebral não são primitivas, mas adquiridas.

No ventre materno, o feto apresenta, de começo, uma coluna quase retilínea, formando apenas uma leve concavidade anterior. No quinto mês de vida fetal, pronuncia-se o ângulo sacro-vertebral, estabelecendo o limite entre a região lombar e a sacro-coccigiana.

A curva cervical se forma entre o terceiro e o quinto mês após o nascimento, motivada pela elevação da cabeça; a curva lombar se estabelece entre o terceiro e o quinto ano, consolidando-se aos quinze anos aproximadamente. O aparecimento da curva lombar se relaciona com a estação bípede assumida pelo homem.

Diferentes tipos de machucados na coluna requerem ações específicas baseado na região em que se atua.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Em sua parte anterior, as vértebras são formadas por um corpo: na parte posterior, por um arco, que delimita o orifício ou forame vertebral. O corpo é um pequeno cilindro sólido e achatado, ligeiramente oval. O arco localiza-se atrás do corpo e é formado principalmente por duas lâminas dispostas em “V” e voltadas para a frente; essas lâminas unem-se ao corpo através de pedículos.

O orifício vertebral tem a forma aproximada de um círculo e é delimitado, anteriormente, pelo corpo, lateralmente, pelos pedículos, e, posteriormente, pelas lâminas do arco; a sobreposição dos orifícios vertebrais constitui o chamado canal vertebral, que contém a medula.

Articulação

A articulação dos corpos vertebrais é feita por meio de discos intervertebrais, com exceção das vértebras da região sacrococcígea, que estão soldadas entre si. Os discos são coxins tibrocartilaginosos de grande resistência, que funcionam como articuladores e amortecem os choques sofridos pela coluna. As articulações são ainda facilitadas por ligamentos.




Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)