Crânio Humano – Ossos da Cabeça e da Face Humana

O crânio humano é normalmente composto de 22 ossos. Para facilitar sua análise, separamos os ossos do crânio humano em divisões. Abaixo poderemos analisar um a um, os ossos da cabeça, baseado na imagem acima.

Na face inferior do frontal existe a chanfradura etmoidal, largo recorte retangular onde se encaixa o osso etmoide. A face posterior, finalmente, é côncava e corresponde à superfície cerebral. No recém-nascido o frontal mostra, ao longo da linha mediana, a sua separação em duas metades simétricas, pela chamada sutura metópica.

ossos-do-cranio

OSSOS DA CABEÇA – CRÂNIO

  • occipital

O occipital, osso ímpar, mediano, simétrico, ocupa a parte posterior e inferior do crânio. Examinado pela face posterior, ou externa, que é convexa, o mostra, primeiramente, um largo orifício ovalar, o buraco occipital, que põe a cavidade craniana em comunicação com o canal medular.

Nas margens do buraco occipital, há duas saliências cobertas de cartilagem: são os côndilos occipitais, destinados a articular-se com a primeira vértebra, ou atlas. A superfície situada atrás desse buraco occipital, mais ou menos rugosa, é a escama do occipital. A face interna do osso, em relação com o encéfalo, é côncava.

  • esfenoide

esfenoide, osso mediano, ímpar, simétrico, lembrando uma borboleta, ocupa a parte média da base do crânio. Consta de um corpo, duas pequenas asas, duas grandes asas e duas apófises pterigoides. O corpo apresenta, superiormente, uma escavação, a sela túrcica, ou fossa pituitária. As duas pequenas asas se destacam da parte superior do corpo e têm forma triangular. As grandes asas se destacam da parte média do corpo. As apófises pterigóides estão situadas na parte inferior, e, para vê-las, devemos olhar o crânio por baixo.

O etmoide, impar, mediano, simétrico, está adiante do esfenoide, na base do crânio, encaixado na chanfradura etmoidal do frontal. Pequeno, delicado e complexo, este osso apresenta os seguintes elementos:

1) lâmina vertical, mediana, com uma porção acima da lâmina horizontal, denominada apófise crista galli, e urna porção abaixo da lâmina horizontal, que contribui, com o nome de lâmina perpendicular, para a divisão da cavidade nasal em duas fossas;

2) lâmina horizontal, atravessada por numerosos orifícios, que lhe dão o aspecto de crivo, donde lhe provém ainda o nome de lâmina crivada do etmoide;

3) massas laterais, mais ou menos cúbicas, de cujas faces se destacam, de cada lado, duas lâminas delgadas mais ou menos enroladas sobre si mesmas, e às quais se dá o nome de cartuchos superiores (5) cartuchos médios (6).

  • parietais

Os parietais, ossos pares, estão situados lateralmente na parte superior do crânio, atrás do frontal e adiante do occipital. Cada um deles teria a forma quadrilátero, apresentando duas faces e quatro bordas. A face externa, convexa, tem uma saliência no centro, mais evidente na criança que no adulto: é a bossa parietal. A face interna, côncava, em relação com o cérebro, mostra uma série de sulcos, comparados, em conjunto, com as nervuras de uma folha de figueira.

  • temporais

Os temporais, ossos pares, acham-se lateralmente, abaixo dos parietais. Tem cada temporal uma porção superior, em forma de lâmina delgada e convexa, denominada escama do temporal. Do lado de fora, e logo abaixo da escama, há um orifício, o buraco auditivo externo; adiante desse orifício, des-taca-se uma apófise que se dirige para frente, em direção à face: é a apófise zigomática, que com o osso malar vai constituir a arcada zigomática. Atrás do buraco auditivo externo, está uma saliência volumosa, cônica, a apófise mastóide.

Examinado por dentro do crânio, o temporal apresenta uma grande pirâmide triangular, o rochedo, em cujo interior estão alojadas as partes do ouvido médio e do ouvido interno. Na face póstero-superior do rochedo, vê-se o buraco auditivo interno; e, no seu ápice, a abertura do canal carotidiano, por onde passa uma importante artéria, a carótida interna.

OSSOS DA FACE

ossos-da-face




Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)