Pênis Humano – Anatomia – Divisões do órgão sexual masculino

O pênis, órgão masculino de contato na união sexual, constitui-se de três estruturas fundamentais, de formato cilíndrico e de tecido altamente elástico. Duas delas são os chamados corpos cavernosos; a terceira é o corpo esponjoso, que envolve a uretra. É o pênis que deposita o esperma no interior da vagina.

E para desempenhar suas funções, apresenta uma característica muito especial: suas dimensões variam muito, oscilando desde aproximadamente 7 centímetros até o dobro desse comprimento, quando em ereção. E seu diâmetro, por sua vez, também se torna duas vezes maior. Esse aumento do órgão é determinado pelo ingresso de sangue, que preenche os corpos cavernosos e o corpo esponjoso.

penis-humano-anatomia

Glande

O corpo esponjoso, cilindro vascularizado que envolve a uretra peniana, forma a glande (porção dilatada que constitui a cabeça do pênis). A glande é envolvida por uma prega de pele, chamada prepúcio. Essa pele é retrátil, permitindo a exposição da extremidade do órgão, quando este estiver ereto.

Por dentro do prepúcio existem glândulas sebáceas, que produzem uma secreção chamada esmegma. Nos casos em que o prepúcio é muito fechado e não permite a exteriorização da glande (fimose), pode ocorrer o acúmulo de esmegma, o que provoca irritações e inflamações dolorosas, que, por sua vez, podem ser a causa de câncer local.

corte-transversal-penis

A Ereção do Pênis

O Tecido erétil não existe somente no pênis. Ocorre também ao redor da vagina e na mucosa que reveste o nariz. Nos três casos, o estimulo para que essas regiões Fiquem repletas de sangue é geralmente de natureza erótica.

A ereção do pênis é provocada pela ação de nervos que agem independentemente do controle da vontade, relaxando a camada muscular das arteríolas dos corpos cavernosos do pênis e do corpo cavernoso da uretra.

Ao mesmo tempo, a veia dorsal do pênis, localizada na superfície superior do órgão e encarregada de grande parte da drenagem do sangue, é comprimida. A maior entrada de sangue nos tecidos eréteis e o bloqueio de sua saída determinam as modificações da ereção. O pênis, flácido em estado normal, e coberto por uma pele enrugada, torna-se então alongado e rígido, apto a penetrar na vagina.

imagens: NETTER, Frank H.

Voltar para:




Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)