Músculos da Coxa, Perna e Pé – Anatomia Humana

Para melhor analisarmos os músculos da perna, dividimos o estudo em músculos da coxa e músculos da perna abaixo do joelho e pé.

Músculos da Coxa

A musculatura anterior da coxa é quase inteiramente composta pelo quadríceps. Esse músculo é formado por quatro massas carnosas (ventres musculares), individualmente conhecidas como músculos vasto medial, vasto lateral, crural e reto anterior. O primeiro, que é extensor da perna, corresponde à massa muscular mais interna da coxa- Origina-se no ângulo posterior do eixo do fêmur e dirige-se à rótula e ao tendão do músculo reto anterior.

musculos-da-coxa

O vasto lateral parte de uma protuberância (diálise lateral) do remir e termina inserindo-se na rótula e no tendão do músculo reto anterior. É extensor da perna, na altura da articulação do joelho. O músculo crural nasce da face medial do fêmur e termina também inserindo-se na rótula e no tendão do músculo reto anterior. É, fundamentalmente, um extensor da perna. O reto anterior tem duas porções: a longa inicia-se numa protuberância do íleo; a curta, na borda da articulação coxofemoral; a inserção inferior das duas porções dá-se na margem superior da rótula. O reto anterior é extensor da perna, na articulação do joelho.
Na porção posterior da coxa, destacam-se três músculos: o semigendinoso, o semimembranoso e o bíceps crural.

O primeiro origina-se da superfície interna da protuberância do ísquio (porção inferodorsal do osso ilíaco). Sua ação inclui o movimento do fêmur para trás, sua rotação interna, na altura dos quadris, e a rotação interna da perna, na articulação do joelho.

O músculo semimembranoso origina-se da tuberosidade do ísquio e da protuberância interna do fémur, estendendo-se até a tíbia, até a protuberância externa e inferior do fêmur e até a cápsula da articulação do joelho. Sua ação flete a tíbia na articulação do joelho, gira-a para dentro, flexiona o fêmur na articulação do quadril e faz sua rotação interna.

O bíceps crural, como o nome indica, tem duas porções. A curta origina-se na parte dorsal superior do fêmur e estende-se até a cabeça do perônio (ou ffbula); promove a flexão do joelho e gira a perna externamente. A porção longa inicia-se no ísquio e prossegue até a protuberância externa superior da tíbia; movimenta o fêmur para trás, com rotação interna, e é também responsável pela flexão da perna, com rotação externa, na junção do joelho.

Com a perna flexionada, as inserções dos tendões do semimembranoso e do bíceps são claramente visíveis. A depressão que se forma entre elas é denominada cavidade poplítea.

musculos-da-perna-2

Músculos – Perna (panturrilha) e Pé

musculos-das-pernas

A porção anterior da perna correspondente à tíbia não possui músculos. Por isso, o osso pode ser facilmente percebido sob a pele. A parte correspondente ao perônio, o outro osso da perna, é envolvida por poderosa massa muscular.

São todos músculos longos, cuja extremidade inferior se liga aos ossos do pé. Desses músculos, o mais importante é o tibial anterior. Iniciase na tíbia, mas passa para o lado oposto da perna, inserindo-se
no primeiro osso cuneiforme do pé e na base do primeiro metatarso.

Sua contração flete o pé e eleva a sua face interna. Na face lateral exterior da perna, junto ao tibial anterior, situa-se o extensor comum dos dedos. Inicia-se na protuberância externa da extremidade superior da tíbia e na margem anterior do perônio; termina numa larga membrana tendinosa, da qual partem um tendão quese insere na base da segunda falange dos quatro dedos mais externos e dois tendões que se prendem na base da terceira falange dos mesmos dedos.

Sua contração flexiona o pé sobre a perna e estende os dedos do pé. Na porção posterior da perna, destacam-se os músculos gêmeos, que formam a chamada panturrilha (“barriga da perna”). Iniciam-se, separadamente, na cavidade poplítea, unindo-se depois e terminando no chamado ted3a de Aquiles. Os B&mcos provoarn a flexão da perna, na altura da articulação do joelho, e estendem o pé, de modo a possibilitar a elevação do corpo na ponta dos pés.

musculos-do-pé




Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)