Músculos do Torax – Peitoral – Anatomia Humana

MÚSCULOS DO TÓRAX – O peitoral maior é o principal responsável pela aparência robusta de um tórax masculino, devido à saliência que produz logo adiante das axilas, quando bem desenvolvido. Esse extenso músculo, que encobre o peitoral menor, promove o levantamento dos braços para os lados, controla sua descida e é muito importante na elevação do corpo pelos braços.

Abaixo dos dois peitorais (maior e menor) situa-se o músculo denteado anterior. Seu nome origina-se do aspecto típico que determina na pele da região lateral do tórax. Quando o braço é levantado e os músculos são contraídos, aparecem saliências dispostas como degraus de uma escada, comparáveis aos dentes de uma serra. Quando as pessoas magras prendem a respiração com o peito cheio de ar, as elevações do músculo são facilmente percebidas.

musculos-torax

As saliências correspondem aos feixes do músculo que recobrem a superfície externa das nove ou dez primeiras costelas, onde se prendem. Nas costas, todos os feixes convergem para a omoplata, que é o outro ponto de inserção do músculo. O denteado anterior é responsável pela imobilização ou movimentação da omoplata, de acordo com o tipo de movimento executado pelo ombro.

Os músculos torácicos mais profundos são fundamentais na mecânica respiratória. Inserem-se nas costelas e entram em ação tanto na inspiração como na expiração. A esse grupo pertencem os músculos elevadores das costelas; intercostais e outros.

Um músculo muito especial – o diafragma – separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Seu papel é sobretudo respiratório, mas sua contração forçada, durante a evacuação, micção e parto, provoca o aumento da pressão interna do abdome.

imagem: NETTER, Frank H.




Recomendamos: