Córtex Cerebral – Regiões e Funções – O que é?

O cérebro humano distingue-se do de todos os outros mamíferos, tanto pelo tamanho quanto pela qualidade. Além de ser proporcionalmente o maior e possuir uma superfície característica – repleta de sulcos e pregueados típicos – também possui a região mais externa particularmente desenvolvida. Essa área (o córtex cerebral) é considerada responsável por boa parte das manifestações humanas.

As atividades psíquicas ou psicomotoras, a verbalização e a racionalização são atribuições da área cortical. Mas a missão fundamental do cérebro, em todas as espécies animais, é a unificação, e por isso seu trabalho se desenrola dentro de um todo único.

O cérebro inteiro participa ativamente de todas as atividades desenvolvidas.

AS MENSAGENS E AS ORDENS

Um estímulo pode ser uma carícia, uma música, um aroma, ou um estado de espírito. Para que o estimulo se torne consciente, sob a forma de impulso nervoso, precisa percorrer determinados caminhos – as vias sensitivas – até chegar ao ponto do cérebro onde deverá ser captado.

Se o impulso não chegar até esse ponto, fica apenas no plano inconsciente: o indivíduo não toma conhecimento de sua existência. Às vezes, esses estímulos inconscientes são até mais importantes que os conscientes, porque levam as informações a outros centros nervosos, para cumprir tarefas essenciais.

cortex

Para avaliar o significado das manifestações que dependem da atividade cerebral, é indispensável analisá-las em termos de comportamento.

Na verdade, a atividade das células nervosas surge ao observador como um intrincado quase inexpugnável; para entende-la, é essencial imaginar seus reflexos sobre a conduta e suas relações com a experiência.

Dessa maneira, se um aroma desperta a vontade de comer, ou uma música traz uma sensação agradável, é porque o estímulo vindo do exterior foi conduzido até determinada área do córtex cerebral. A localização dessas áreas ainda é aproximada, e a cada dia novas etapas são atingidas no conhecimento do grau de complexidade das divisões e especializações do cérebro humano.

Os pontos em que os estímulos são captados ao nível do córtex cerebral correspondem a determinadas áreas corticais, os chamados centros cerebrais, que recebem mensagens nervosas e elaboram respostas motoras ou psíquicas. Há áreas para transmitir ordens motoras, outras para captar os aromas e enviar a resposta adequada, outras ainda para interpretar as imagens do mundo captadas pela visão e torná-las conscientes, e assim por diante.

A VONTADE MANDA: CÓRTEX MOTOR

Cérebro

Um estímulo localizado nessa região do córtex, num paciente sob anestesia, provoca movimentos de determinados grupos musculares, ou seja, dos músculos cuja ação está sob controle desse ponto específico. À primeira vista, pode parecer estranho, mas se nessa área for estimulado um ponto do hemisfério esquerdo, a resposta aparecerá como um movimento do lado direito do corpo e vice-versa.

Isso acontece porque, na altura do bulbo encefálico, a grande via motora voluntária se cruza com a do lado oposto. E assim a grande maioria das fibras que recebem ordem do hemisfério cerebral direito levam a mensagem para o lado esquerdo do corpo e vice-versa. Da mesma forma, uma lesão no hemisfério esquerdo em geral ocasiona paralisia do lado oposto do corpo.

As diferentes zonas dos segmentos corpóreos, representadas em correspondência com os pontos cerebrais de onde são comandarias, dão como resultado uma imagem humana grotesca, conhecida como homúnculo anatômico. As atitudes e sensações do homem representadas pelos segmentos correspondem a uma figura humana de cabeça para baixo e de dimensões que se distanciam das normais.

No córtex, as superfícies musculares são indicadas em dimensões proporcionais à complexidade dos movimentos pelos quais é responsável. A quantidade de massa muscular que participa das ações, não tem importância, no caso.

Por exemplo, para movimentar a mão e os dedos, entram em ação fibras musculares muito mais numerosas e é necessária muito maior elaboração do que para mexer o tronco ou a bacia. Assim, a mão é representada em tamanho muito maior do que as pernas ou o tronco.

ANATOMIA— CENTROS CEREBRAIS

De todas as áreas e centros do córtex cerebral, os que recebem mensagem e enviam respostas de ordem psíquica são os mais discutidos e os menos conhecidos. Parece ser certo que algumas áreas da região frontal do córtex interferem nessa elaboração. Não há dúvida de que a perfeita identificação dos mecanismos que regem a vida interior representaria um grande passo para o conhecimento do homem.

Outros centros cerebrais de grande importância no comando das atividades humanas são os que comandam a linguagem simbólica, típica do homem, tanto escrita quanto falada.

Uma lesão no centro da palavra falada – o centro de Broca – determina perda da habilidade de coordenar os movimentos necessários para emitir sons organizados. A pessoa pode entender o que lhe dizem, os músculos responsáveis pela fala podem estar íntegros, mas ela não consegue coordená-los da maneira necessária.

Da mesma forma, uma lesão no centro da palavra ouvida impede que se compreenda o sentido e o significado das palavras; embora os sons sejam ouvidos, a pessoa não consegue interpretar os símbolos sonoros. E, se o centro da palavra escrita for afetado, o indivíduo não consegue entender a linguagem escrita ou impressa, mas em geral fala normalmente e sua capacidade visual não está afetada.




Recomendamos: