Tálamo – Cérebro Humano – Anatomia

O tálamo é um dos mais importantes centros de integração de impulsos nervosos. Atualmente acredita-se que algumas sensações dolorosas, térmicas e táteis são identificadas conscientemente ao nível do tálamo. Através de suas inúmeras interligações, é possível que esse centro se relacione também com o controle da vigília e do sono.

Cortando-se o cérebro transversalmente, pode-se notar a existência de uma camada cinzenta que reveste tudo: é o córtex cerebral. Logo abaixo da superfície cinzenta, distribui-se a substância branca – formada por inúmeros feixes de fibras nervosas – e, por fim, incluindo-se em seu meio, outras porções de substância cinzenta. Essas massas de substância cinzenta representam grupamentos de células nervosas, que constituem os núcleos de base. Alguns deles não pertencem propriamente ao cérebro, mas a outra porção do encéfalo: o diencéfalo.

talamo

No homem adulto, o diencéfalo é quase totalmente envolvido pelos dois hemisférios cerebrais, que se fecham como duas folhas sobre ele. O diencéfalo é uma estrutura muito complexa, constituída por grande número de núcleos intimamente ligados entre si e relacionados à maioria das funções do organismo. Os conhecimentos a respeito dessa parte do encéfalo são relativamente recentes e ainda existem muitas lacunas no que diz respeito à identificação de suas funções.

Desses núcleos cinzentos mergulhados nos hemisférios do cérebro, as massas que pertencem ao diencéfalo são as mais centrais e constituem, em cada hemisfério, o (álamo. Cada tálamo compreende cinco núcleos celulares principais, separados entre si por uma lâmina (a lamina medular do tálamo), que apresenta a forma de um grande “Y”.

Esta é constituída por feixes de fibras nervosas que estabelecem a comunicação entre as várias estruturas talâmicas. Além dessa lâmina divisória, chegam ao tálamo e partem dele inúmeras outras fibras, que estabelecem intrincados circuitos nervosos.

Funções do Tálamo

  • O Tálamo transmite impulsos sensitivos surgidos na medula espinhal e outras regiões do cérebro até o córtex cerebral.
  • Regulação das atividades autônomas.
  • Exerce papel na cognição, Motricidade, Comportamento emocional, Sensibilidade e na consciência humana



Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)