Ventrículos Cerebrais – Função e Localização | Anatomia – Cérebro

Cada um dos dois hemisfé­rios cerebrais possui um ventrículo: são os dois ventrículos cerebrais late­rais, independentes. Eles não se comunicam entre si, mas em cada um há uma pequena abertura, o chamado forame interventricular de Monro, que estabelece a ligação com o III ventrículo (central).

Divisões – Ventrículos Cerebrais

Um corte horizontal no cérebro mostra esses ventrículos cerebrais, que se estendem como duas saletas comprimidas por um corredor central. No conjunto, eles se distribuem por três dos lobos cerebrais: o frontal, o occipital e o temporal. Por isso, são considerados em cada ventrículo três cornos: um anterior ou frontal, outro posterior ou occipital e, finalmente, o inferior ou temporal.

ventriculos-cerebrais
imagem: neurociencia-educacao.pbworks.com

Na parte posterior do bulbo e da ponte (segmentos baixos do tronco cerebral), situa-se uma cavidade em forma de losango, o IV ventrículo, com cinco pontos de intercomunicação. O ângulo infe­rior do losango é continuação do canal central da medula espinhal.

O de cima também se abre, estabelecendo ligação com o III ventrí­culo, através do aqueduto cerebral de Sylvíus. Por fim, três peque­nos orificios (dois laterais e um mediano) fazem a intercomunica­ção com a cavidade subaracnóidea. São os dois forames laterais de Lucshka e oforame mediano de Magendie.

O chão ou assoalho do IV ventrículo, que recebe o nome de fossa rombóide, é constituído pela superfície dorsal do bulbo e da ponte. O teto é constituído pelo véu medular anterior, que se es­tende de um a outro pedúnculo cerebelar e pelo véu medular, poste­rior, que se prende à porção mais inferior do cerebelo. Sob os véus encontra-se a tela coróide, formada pela pia-máter, a mais interna das três meninges e a mais rica em vasos sangüíneos.

Todas as cavidades encefálicas são forradas por uma fina mem­brana, o epêndima. No teto do IV ventrículo, o revestimento da pia­máter (ou seja, a tela coróide) é também envolto pelo epêndima; o conjunto é denominado plexo coróide.




Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)