Útero – Órgão Reprodutor Feminino | Anatomia

O Útero é o órgão da gestação e do parto. Tem o formato de uma pera, entortada em sua parte mais fina. Essa porção mais delgada é o colo do útero; a parte mais volumosa é o corpo. Colo e corpo são separados por uma cintura, o istmo. As dimensões do útero variam com a idade e as condições fisiológicas da mulher. Na infância, o colo é maior que o corpo, relação que se inverte na idade adulta.

A frente, encontra-se a bexiga, da qual é separado pelo peritônio, que recobre ambos os órgãos. Todavia, no terço inferior do útero, a bexiga entra em contato direto com a parede uterina. Posteriormente, o útero relaciona-se com o reto, porção terminal do intestino grosso, do qual é separado pelo peritônio.

Os bordos laterais estão em contato com os ovários e trompas, denominados anexos uterinos. Inferiormente, o colo do útero é circundado pelo anel que forma a extremidade interna da vagina. Em razão dessas posições relativas, o colo do útero divide-se em duas porções: uma supravaginal, outra intravaginal.

Há um par de ligamentos redondos, com estrutura muscular, inserido próximo ao ponto em que as trompas penetram no órgão; um par de ligamentos largos – fixados aos bordos laterais -, que revestem externamente a maior parte dos nervos e vasos que servem o útero e ovários; um par de ligamentos útero-sacros – fixados no colo do útero -, que ajudam a manter estável a posição da vagina. Os músculos e faixas fibrosas que fecham a porção inferior da bacia ajudam a manter o útero em sua posição.

utero-anatomia

Peso Médio do Útero

O peso médio de um útero normal é de aproximadamente 50 gramas; a cavidade uterina mede, a partir do colo, cerca de 8 centímetros. A elasticidade do útero é extraordinária. No final da gravidez o aumento é superior a 500 vezes: a cavidade chega a medir cerca de 32 cm de comprimento e o peso  tinge 1 kg (sem considerar os 3,5 kg do feto e placenta, e, ainda, 1 litro de líquido circundante). Quando o útero não está dilatado, isto é, quando não há gravidez, localiza-se na pequena bacia, porção inferior da bacia óssea.

Posição do Útero

A posição do útero é muito variável, em função da conformação natural, de ocorrências patológicas ou, ainda, do conteúdo da bexiga ou do reto. Três pares de ligamentos flexíveis e elásticos mantêm o útero suspenso, sem lhe tolher inteiramente a mobilidade.

Parede do Útero

O útero é constituído por uma parede muscular espessa, o miometrio (de mio, músculo; metra, útero ou matriz), revestida por fora pelo peritônio e por dentro pelo endométrio (de endon, no interior de). Na porção intravaginal, o colo uterino apresenta um orifício  correspondente ao canal cervical (de cervix, colo), bem mais estreito e circular na mulher que ainda não passou pelo parto.

Imagem: NETTER, Frank H.




Recomendamos: