Sistema Respiratório – Função, Órgãos e Elementos


O sistema respiratório é um incrível conjunto de órgãos que funciona para permitir a atividade mais básica da vida: respirar. É durante a respiração que as células absorvem oxigênio e eliminam o dióxido de carbono. Para saber detalhes sobre a estrutura desse sistema, confira nosso artigo.

Qual a Função do Sistema Respiratório?

A função central do sistema respiratório é permitir a troca de gases com o meio ambiente, fazendo com que o oxigênio presente no ar seja encaminhado às células do corpo e ocorra a eliminação do dióxido de carbono que é produzido pelas células.

Dessa forma, logo depois que o sistema respiratório coleta o oxigênio da atmosfera e o encaminha aos pulmões, entra em ação o sistema circulatório, responsável por transportar o oxigênio para as células e demais tecidos do corpo.

Durante a troca dos gases, no processo contrário ao citado acima, o dióxido de carbono produzido nas células sai das células em direção aos pulmões por meio das vias circulatórias, para ser finalmente eliminado no ar.

O sistema respiratório também ajuda no equilíbrio da temperatura corporal, manutenção de bons níveis de pH no sangue e liberação da água.



Elementos e Órgãos do Sistema Respiratório

Para que o sistema respiratório possa desempenhar suas funções, entram em ação os seguintes elementos:

  • Pulmões
  • Brônquios
  • Traqueia
  • Laringe
  • Faringe
  • Nariz

Vejamos com detalhes cada um deles.

Pulmões

É por meio das paredes do pulmão que são realizadas as trocas de gases entre o ar inspirado e o sangue. Para que essa troca ocorra, a composição do pulmão apresenta uma membrana bastante fina, repleta de alvéolos pulmonares.





Esses alvéolos são bolsas minúsculas que são classificadas como a menor unidade do aparelho respiratório. Caso essa membrana alveolar fosse estendida como se fosse um tapete, ela atingiria o tamanho aproximado de uma quadra de tênis.

O pulmão direito apresenta dois sulcos, estabelecendo uma divisão em três locais: superior, médio e inferior. Já o pulmão esquerdo possui apenas um sulco, apresentando duas divisões: superior e inferior.

Brônquios

No sistema respiratório, a função dos brônquios é levar o ar da traqueia até os pulmões, sendo que os brônquios consistem em estruturas tubulares elásticas e flexíveis.

A traqueia se ramifica em dois brônquios, dando origem ao brônquio direito (mais curto, vertical e largo) e o esquerdo (que apresenta estrutura muito parecida com a da traqueia ao ser composto por anéis de cartilagem).



Traqueia

A traqueia, outro elemento do sistema respiratório, consiste em um canal em formato cilíndrico que mede aproximadamente 12 cm de comprimento, dando seguimento à laringe.

A composição da traqueia apresenta um tubo de tecido fibroso, no qual são dispostos de 15 a 20 anéis cartilaginosos. Essa estrutura cartilaginosa faz com que a traqueia seja rígida, mantendo-se aberta.

Laringe

Embora pertencente ao sistema respiratório, a laringe também faz parte do aparelho digestivo, já que além da passagem de ar, essa parte do corpo possibilita a passagem dos alimentos. A estrutura da laringe consiste em um conduto de esqueleto cartilaginoso localizado na região do pescoço.

Faringe

Parte integrante do sistema respiratório, a faringe é localizada atrás das cavidades bucais e nasais, dando passagem ao ar da respiração e também ao bolo alimentar.

Nariz

Consiste numa cavidade de esqueleto, sendo composto por estruturas óssea e cartilaginosa, sendo dividida em duas fossas. Cada fossa nasal apresenta uma narina (ou abertura anterior) e uma abertura posterior que se comunica com a faringe.

O nariz possui principalmente duas funções:

– Proporcionar o sentido do olfato.

– Atuar como via respiratória.

A estrutura da mucosa presente no interior do nariz faz com que o ar inspirado seja filtrado e aquecido antes de entrar nas vias respiratórias inferiores. Esse processo é essencial para a saúde do organismo. É exatamente por isso que a orientação quanto a uma respiração saudável é sempre respirar pelo nariz e não pela boca.

sistema respiratório



Sistema Respiratório – A Inspiração

O tempo todo, o sistema respiratório atua na inspiração e expiração, dois processos essenciais para a manutenção da vida. Ainda que as pessoas não percebam, esse processo ocorre de maneira contínua e pode ser aperfeiçoado por meio de simples exercícios de respiração profunda.

Durante a inspiração, o reservatório dos pulmões apresenta uma dilatação, sendo esse processo seguido pela redução da pressão interior. Depois, o ar presente no ambiente externo é enviado aos pulmões.

Como aumentar o reservatório pulmonar?

Para que a atividade de inspirar o ar seja de maior qualidade, o que reflete na oxigenação das células, é preciso contar com o bom desempenho de dois grupos de músculos, que são o diafragma e os intercostais externos.

O diafragma é considerado o principal músculo atuante na inspiração, estando localizado junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e ao esterno. Para que a respiração seja mais eficaz, é preciso considerar a atividade do diafragma ao realizar um processo respiratório mais profundo.

Sistema Respiratório – A Expiração

No sistema respiratório, assim como a inspiração, a expiração é uma atividade fundamental, sendo responsável pela eliminação do conteúdo gasoso dos pulmões.

A expiração é considerada como um processo mais passivo se comparado à inspiração, já que o ato de expirar não requer maior envolvimento ou desempenho muscular.

O processo de expirar está relacionado, em primeiro lugar, à retração dos pulmões, que são distendidos durante o ato de inspirar.

Por mais que a expiração apresente uma certa passividade, para que ela ocorra, colaboram de forma ativa os músculos intercostais internos e alguns músculos abdominais.

Exercícios específicos de inspiração e expiração são muito comuns em práticas de relaxamento ensinadas em aulas de meditação, yoga ou em demais situações.

Para que o sistema respiratório apresente um desempenho ainda melhor, é recomendado que, diariamente, ao menos por alguns minutos, as pessoas se dediquem à prática da respiração profunda como forma de estimular a oxigenação das células e liberar com maior eficácia o dióxido de carbono presente nos pulmões.

Agora que você aprendeu sobre o sistema respiratório, fique por dentro dos nossos demais conteúdos sobre a fascinante estrutura do corpo humano com seus sistemas interligados.

Imagens: todamateria.com.br / blogpilates.com.br