Pulmão – Sistema Respiratório – Anatomia Humana

Um quinto da massa de gases que forma a atmosfera é constituído por oxigênio puro, elemento vital para o funcionamento de organismos complexos. Mas, embora viva imerso nesse oceano gasoso, o organismo do homem precisa ser dotado de um mecanismo para isolar o oxigênio do ar e difundi-[o no sangue. Os órgãos básicos desse mecanismo são os pulmões.

Os pulmões localizam-se na caixa torácica – um à direita, outro à esquerda – e a preenchem quase totalmente. O mediastino – espaço central entre o pulmão direito e o esquerdo – é ocupado pelo coração, vasos sanguíneos, traqueia, timo, esôfago e troncos nervosos.

Cada um dos pulmões apresenta a forma de um cone irregular, com cerca de 25 centímetros de altura. As bases, côncavas, apoiam-se na curva do diafragma; os ápices, obtusos, chegam até o nível do primeiro par de costelas, situado pouco abaixo da clavícula. As faces externas, convexas, adaptam-se às paredes do tórax; as faces internas, côncavas e opostas uma à outra, delimitam o mediastino.

pulmões

Pulmões Direito e Esquerdo

Os pulmões não são perfeitamente iguais. O direito é maior e é dividido por duas incisuras em três partes ou lobos. Já o pulmão esquerdo apresenta apenas uma incisura, com a decorrente formação de apenas dois lobos. Na face interna de cada pulmão observa- se uma grande fenda, o hilo pulmonar. Através do hilo penetram os bronquíolos e as artérias pulmonares. Também passam pelo hilo as veias pulmonares, que saem dos pulmões.

O ar chega aos pulmões através das fossas nasais ou da boca, de onde passa à faringe, à laringe, à traqueia e aos brônquios. Estes são uma bifurcação da traqueia e cada uma de suas ramificações penetra num lobo pulmonar.

Externamente, cada pulmão é revestido por uma membrana transparente, a pleura, que lhe confere o aspecto brilhante. A pleura, por sua vez, é formada por dois folhetos separados um do outro por espaço tão microscopicamente diminuto que se considera nulo. Mas, em estados patológicos, esses folhetos podem destacar-se um do outro pela pressão do líquido ali depositado, sobretudo em processos inflamatórios.

Tamanho, Peso e Cor dos Pulmões Humanos

No adulto, os pulmões pesam, em média, cerca de 700 gramas. São, portanto, bastante leves para os 1.700cm³ de espaço que ocupam. De consistência esponjosa, são macios, elásticos e crepitantes quando comprimidos. A elasticidade dos pulmões lhes permite conter, em média, até 3.500cm³ de ar.

Nos jovens, os pulmões são rosados; nos adultos, vermelho-escuros. Impurezas atmosféricas ou o hábito de fumar podem conferir aos pulmões um tom enegrecido, que se revela na autópsia.

A atividade respiratória dos pulmões é regida parcialmente pelo sistema neurovegetativo – o parassimpático e o simpático -, que projeta ramificações dentro do tecido pulmonar.

pulmão-anatomia

Anatomia dos Pulmões: Estrutura Interna

Os brônquios penetram nos pulmões e ali se ramificam; cada ramo penetra num lobo e, no interior do lobo, volta a ramificar-se, de modo a estabelecer ligações independentes com os diversos segmentos que compõem cada lobo.

Os segmentos, subdivisões dos lobos, são inteiramente autônomos, sob os aspectos anatômico e funcional. Cada um deles é separado dos segmentos contíguos por finas camadas de tecido conjuntivo. O número total de segmentos é variável, mas, em geral, existem oito no pulmão esquerdo e dez no direito. Pode-se mesmo dizer que cada pessoa possui cerca de dezoito pulmões autônomos, que podem funcionar sem nenhuma dependência uns dos outros.

Dentro dos segmentos, os bronquíolos continuam a se ramificar, até formarem os diminutos bronquíolos respiratórios, dos quais provêm os condutos alveolares. Estes se abrem em dilatações chamadas sáculos alveolares, que, por sua vez, se abrem em outras dilatações – os alvéolos pulmonares -, onde se processa a oxigenação do sangue.

O conjunto de condutos, sáculos e alvéolos forma um ácino, que tem o aspecto de um cacho de uvas. Num indivíduo adulto, existem, ao todo, cerca de 700 milhões de alvéolos, cada um deles sustentado por fina trama de fibras reticulares e circundado por vasos capilares.

imagens: pneumo.com.br / internalmeded




Outros Conteúdos:

Emagrecer de Forma Saudável é Possível?

Aprenda os Segredos da Maquiagem Perfeita

RENDA EXTRA nas Horas Vagas (Livro Grátis)