O aparelho auditivo apresenta uma estrutura fascinante, interligando diversos elementos que torna possível um dos cinco sentidos do corpo humano: ouvir. Para saber os detalhes sobre esse aparelho, explicados de uma forma simples, acompanhe a leitura.
Estrutura do Aparelho Auditivo
A anatomia do aparelho auditivo é dividida em três partes: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Vamos ver cada uma delas.
Ouvido externo
No aparelho auditivo, o ouvido externo refere-se à estrutura da orelha, que é formada de duas partes: o pavilhão da orelha e o conduto auditivo externo.
Pavilhão da orelha
No aparelho auditivo, o nome de pavilhão é dado pelo fato de a orelha atuar como uma concha auditiva, sendo que esse pavilhão é a parte visível da orelha. Essa concha cartilaginosa localizada em cada lado da cabeça tem como função recolher as ondas sonoras do ambiente externo.
O pavilhão da orelha é dividido em: hélice, escafa, ramos da antélice, tubérculo da orelha, antélice, concha da orelha, lóbulo da orelha, antítrago, incisura intertrágica, trago, meato acústico externo e ramo da hélice.
Conduto auditivo externo
O conduto do aparelho auditivo externo consiste em um canal que mede aproximadamente 2cm de comprimento, sendo iniciado no pavilhão da orelha. A função do conduto é levar as ondas sonoras ao ouvido médio.
Nessa região do conduto há uma mucosa rica em glândulas ceruminosas que atuam na produção de uma substância amarelada (o cerume).
Na entrada do conduto auditivo externo estão alguns pelos em quantidades mais ou menos abundante. Juntos, os pelos e o cerume auxiliam nas defesas do local, evitando a entrada de corpos ou substâncias estranhas no ouvido.
Ouvido médio
No aparelho auditivo, o ouvido médio é também chamado de caixa do tímpano. Essa região estabelece uma ligação entre o ouvido externo e o interno. O ouvido médio fica localizado no interior do rochedo, uma parte do osso temporal.
A parede externa do ouvido médio, onde ocorre uma separação com o ouvido externo, é chamada de membrana do tímpano.
A parede interna da caixa do tímpano é óssea, sendo que ela apresenta duas “janelas”: uma redonda (preenchida pela membrana dessa janela redonda) e a janela oval (que também apresenta uma membrana em que se aplica a base do ossículo estribo).
Ao unir a parede externa (membrana do tímpano) e a parede interna (janela oval), há uma cadeia de ossículos chamados de martelo, bigorna e estribo, além do osso lenticular (que é uma saliência da bigorna).
Essa cadeia de ossículos é responsável por transmitir as vibrações da membrana do tímpano ao ouvido interno. Além disso, essa cadeia atua como um “amortecedor”, evitando que a membrana fique vibrando demoradamente por um determinado som.
Anexos aos ossículos, estão o músculo do martelo e o do estribo, que protegem o ouvido interno de vibrações muito amplas.
No aparelho auditivo, o ouvido médio seria uma cavidade inteiramente fechada se um conduto, a trompa de Eustáquio, não o comunicasse com a faringe e, por intermédio dela, com o exterior.
Essa comunicação faz com que a mínima variação da pressão atmosférica seja transmitida também ao ouvido médio, evitando que a membrana do tímpano sofra as consequências de pressões altamente desiguais em suas paredes.
Normalmente, a trompa de Eustáquio fica fechada, abrindo-se somente a cada movimento de deglutição. No que se refere à audição, a função do ouvido médio consiste basicamente em transmitir as vibrações ao ouvido interno.
Ouvido Interno
Na estrutura do aparelho auditivo, o ouvido interno é dividido em: labirinto, vestíbulo, canais semicirculares, caracol e nervos.
Labirinto
A região do labirinto do ouvido interno apresenta uma certa complexidade em sua estrutura, tratando-se de uma das partes mais importantes do aparelho auditivo.
Além de ser ligada à audição, a região do labirinto atua na noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo, sendo constituída por um tecido ósseo e outro membranoso.
O labirinto apresenta formato de “caracol” e contém endolinfa (um tipo de líquido viscoso). A estrutura do labirinto apresenta duas partes: labirinto posterior e labirinto anterior.
A região posterior do labirinto tem como missão fornecer a noção de equilíbrio, sendo que nessa parte estão localizadas a endolinfa e as células nervosas que informam a posição da cabeça em relação ao corpo.
A região anterior tem a função de acomodar as estruturas nervosas responsáveis por transmitir os impulsos auditivos.
Vestíbulo
O vestíbulo consiste em uma dilatação do ouvido interno, sendo composta do sáculo e do utrículo. Ele apresenta uma parede externa, que é óssea, e uma parede interna, que é membranosa.
Na parede membranosa estão presentes determinadas saliências, chamadas de manchas acústicas, nas quais se iniciam os filetes do nervo auditivo.
Bem próximo às manchas acústicas, estão localizados pequeninos cristais de carbonato de cálcio, chamados de otólitos.
Ainda que o vestíbulo seja parte integrante do aparelho auditivo, a função dele estaria relacionada somente (ou principalmente) ao sentido de equilíbrio, não tendo maiores associações com a função da audição.
Canais semicirculares
Há três canais semicirculares no aparelho auditivo, sendo que eles se colocam de acordo com as três dimensões do espaço (comprimento, largura e altura). Cada um desses canais tem duas paredes: interna (membranosa) e externa (óssea).
Os canais semicirculares, assim como o vestíbulo, não apresentam maiores atividades com relação à audição, sendo primordialmente vinculados ao sentido do equilíbrio.
Caracol
O caracol, conforme já mencionado, representa a região mais importante do labirinto, sendo um tubo crônico que é enrolado em forma de espiral. Esse caracol do labirinto fica em torno de um cone, que é chamado de columela.
Nervos
Com relação aos nervos do aparelho auditivo, eles estão relacionados à parte intermediária ou transmissora desse aparelho, sendo representada pelo nervo auditivo.
Esse nervo é formado de dois ramos distintos: o ramo auditivo (relacionado com o caracol) e o ramo vestibular (ligado ao vestíbulo e aos canais semicirculares).
Além de aprender sobre o aparelho auditivo, veja nossos demais conteúdos explicando a anatomia humana de uma maneira simples e resumida, abordando os diversos sistemas que integram o corpo e permitem que essa incrível máquina funcione corretamente.
Imagens: anatomiaemfoco.com.br / clifali.com.br / slideshare.net / anatomiaemfoco.com.br