Esqueleto humano é o nome dado ao conjunto de ossos presentes no corpo. Essa estrutura é responsável pela sustentação e locomoção. Além disso, o esqueleto é essencial para proteger os órgãos e demais estruturas internas. Vamos agora saber um pouco mais sobre esse sistema.
Funções do Esqueleto Humano
As principais funções do esqueleto humano são:
- Permitir que a pessoa se mantenha em pé e de forma ereta;
- Possibilitar a movimentação dos membros superiores e inferiores;
- Proteger a medula espinhal;
- Proteger os órgãos.
Principais Partes do Esqueleto Humano
Para iniciar o estudo do esqueleto humano, o primeiro passo é saber que essa estrutura é dividida em quatro partes, de acordo com diferentes regiões do corpo. Essas partes são:
1 – Crânio
No esqueleto humano, o crânio consiste em uma caixa óssea em formato mais ou menos esférico. A função do crânio é abrigar e proteger o encéfalo, que é a parte mais importante do sistema nervoso.
A estrutura do crânio é formada por 8 ossos. 4 deles são ímpares e estão localizados na linha mediana do corpo. Os outros 4 são posicionados lateralmente, formando dois pares.
Os 4 ossos ímpares são chamados de: frontal, occipital, esfenoide e etmoide. Já os 4 ossos posicionados em pares são os dois parietais e os dois temporais.
2 – Tronco
O tronco é outra das partes do esqueleto humano, abrangendo 3 partes: coluna vertebral, costelas e esterno.
Coluna vertebral
Também chamada de espinha dorsal, a coluna vertebral é considerada o eixo central do corpo humano, exercendo o papel de sustentar a posição bípede.
A coluna vertebral funciona também como um eixo essencial para a comunicação entre o sistema nervoso central e o periférico por meio da medula espinhal, que está inserida no canal medular da coluna vertebral.
A estrutura da coluna vertebral é composta por discos, músculos, cápsulas, ligamentos e tendões, sendo que esses elementos garantem a capacidade de flexibilidade da coluna.
No esqueleto humano, a coluna vertebral é dividida em 5 regiões: cervical, torácica, lombar, do sacro e do cóccix. Formada por 33 vértebras que são intercaladas por discos intervertebrais, na coluna vertebral as vértebras são distribuídas da seguinte forma:
- 7 vértebras na região cervical (chamadas vértebras cervicais);
- 12 vértebras na região torácica (chamadas de vértebras torácicas ou dorsais);
- 5 vértebras na região lombar (chamadas de vértebras lombares);
- 5 vértebras fundidas na região do sacro (chamadas de vértebras sacrais);
- 4 vértebras fundidas na região do cóccix (chamadas de vertebras coccígeas).
Tórax e costelas
No esqueleto humano, ainda integrando o tronco, é necessário ver o papel desempenhado na região do tórax e das costelas.
As costelas são arcos ósseos de formato achatado. Esses arcos ficam presos pela extremidade posterior das vértebras dorsais e cuja extremidade anterior se dirige para o esterno.
Em cada lado do corpo, o esqueleto humano apresenta 12 costelas, que são separadas umas das outras pelos chamados espaços intercostais. Essas costelas são classificadas da seguinte forma:
- 7 são as costelas que recebem o nome de “verdadeiras”, já que elas se articulam com o esterno por meio das cartilagens costais (lembrando que essas são as 7 primeiras costelas);
- 3 são as costelas que recebem o nome de “falsas”, pois elas se articulam de forma indireta com o esterno;
- 2 são as costelas que recebem o nome de “flutuantes”, sendo as duas últimas costelas de cada lado do corpo (elas recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estando fixadas apenas às vértebras).
Esterno
No esqueleto humano, o esterno é um osso ímpar, simétrico e mediano, localizado na região anterior do tórax. Os antigos estudiosos da anatomia mencionavam que esse osso é semelhante a uma espada de gladiador.
A extremidade superior desse osso recebe o nome de manúbrio. A extremidade inferior, com aspecto cartilaginoso, recebe o nome de apêndice xifoide.
3 – Ossos dos membros superiores
Quanto aos ossos dos membros superiores do esqueleto humano, eles são apresentados em 4 segmentos: cintura escapular, braço, antebraço e mão.
A cintura escapular, também chamada de espádua, é formada por dois ossos bem conhecidos: a clavícula e a omoplata. A clavícula é um osso longo, situado em cada lado do corpo, localizado na parte superior, anterior e lateral do tórax, na posição horizontal.
A clavícula tem forma de S. Das suas extremidades, a interna se articula com o manúbrio esternal, enquanto que a externa se prende ao acrômio da omoplata.
A omoplata por sua vez é um osso também situado em cada lado do corpo, de formato chato e está colocado na parte superior, posterior e lateral do tórax.
Entre os segmentos do membro superior, o braço humano é formado por um osso único chamado úmero. O antebraço é o terceiro segmento do membro superior e possui dois ossos: o rádio, para o lado de fora, e o cúbito, para o lado de dentro. A mão é o quarto e último elemento do membro superior, apresentando três partes: carpo, metacarpo e dedos.
4 – Ossos dos membros inferiores
No esqueleto humano, os membros inferiores são divididos em 4 partes: cintura pélvica, coxa, perna e pé. A cintura pélvica é uma das partes mais importantes do esqueleto humano, que prende ao tronco os demais segmentos do membro inferior.
A cintura pélvica é formada por três ossos diferentes: ílio, púbis e ísquio. A coxa é o segundo segmento do membro inferior, sendo constituída por um só osso longo: o fêmur. A perna consiste no terceiro segmento do membro inferior, sendo formada por dois ossos, a tíbia e o perônio.
Depois da articulação da tíbia com o fêmur, correspondendo ao joelho, está localizado um pequeno osso curto chamado de rótula.
A borda inferior do corpo da tíbia, cortante na sua parte média, corresponde à região chamada de “canela”. Na extremidade inferior do osso, no lado de dentro, há uma volumosa saliência, o maléolo interno, que se refere à face interna do tornozelo.
O perônio, osso também longo articulado em cima com a tíbia e, embaixo, com a tíbia e o pé, é bem delgado. Há uma saliência na sua extremidade inferior, chamada de maléolo externo, que corresponde à face externa do tornozelo.
Na base do esqueleto humano está o pé, quarto e último segmento do membro inferior. A estrutura óssea do pé é dividida em três partes: tarso, metatarso e dedos. O tarso abrange 7 ossos (astrágalo, calcâneo, cuboide, escafoide e 3 cuneiformes).
A região do metatarso é formada por 5 ossos que recebem o nome de metatarsianos. Finalizando, estão os dedos do pé, sendo também chamados de pedartículos.
Depois de aprender sobre o esqueleto humano e sua incrível estrutura, confira nossos demais conteúdos sobre a anatomia humana e seus respectivos sistemas.
Imagens: filosonatural.blogspot.com / slideplayer.com.br / estudandoanatomia.blogspot.com / biologianet.com