A coluna cervical consiste em uma das subdivisões da coluna vertebral que, por sua vez, integra o sistema esquelético do corpo humano e desempenha um papel crucial para que todos os membros do corpo se movimentem de forma adequada.
Composição da coluna cervical: c1, c2, c3, c41 c5, c6 e c7
A composição da coluna cervical é descrita como:
7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.
A coluna cervical fica localizada na região do pescoço, iniciando-se bem abaixo do crânio e terminando no topo da coluna toráxica, dando início à coluna vertebral.
Como comentado, a coluna cervical é composta por 7 vértebras sequenciais, que são:
- Vértebra Cervical 1 (C1) – Atlas
- Vértebra Cervical 2 (C2) – Áxis
- Vértebra Cervical 3 (C3) – Típica
- Vértebra Cervical 4 (C4) – Típica
- Vértebra Cervical 5 (C5) – Típica
- Vértebra Cervical 6 (C6) – Típica
- Vértebra Cervical 7 (C7) – Prominens
De todas, apenas as vértebras C1 e C2 não possuem um disco intervertebral interposto entre elas, sendo que essa é a região de maior mobilidade da coluna vertebral. No sentido da coluna cervical para a lombar, a coluna vertebral e os discos vão aumentando de volume e tamanho, ficando mais robustos. Isso significa que as vértebras e discos pertencentes à coluna cervical são mais estreitos.
Função da coluna cervical
A coluna cervical, juntamente com as demais estruturas da coluna vertebral, tem como principais funções:
– proporcionar plena mobilidade ao corpo como um todo;
– Viabilizar e manter a postura ereta do tronco;
– Possibilitar movimento e agilidade dos membros superiores e inferiores;
– Proteger os órgãos e vísceras vitais;
– Absorver e dissipar choques mecânicos e a pressão gravitacional;
– Proteger a medula (porção ramificada do sistema nervoso central).
Algumas características da coluna cervical
– Diferente de outras regiões da coluna, a cervical tem aberturas especiais em cada vértebra para a passagem de artérias responsáveis por conduzir o sangue ao cérebro;
– A vértebra atlas, a primeira da coluna cervical, é chamada desse modo devido ao mítico deus grego que suportou o peso do mundo nos seus ombros, já que o principal papel dessa vértebra é suportar o peso da cabeça;
– A vértebra áxis, localizada logo abaixo da vértebra atlas possibilita o giro da cabeça de lado a lado;
– Entre cada vértebra existente na coluna cervical existem discos que atuam como absorventes de choque, possibilitando também algum movimento entre os corpos vertebrais.
6 principais problemas que afetam a coluna cervical
1) Alterações posturais
Os problemas oriundos de má postura estão entre os que mais afetam a coluna cervical e consequentemente a coluna vertebral. Fatores como vida sedentária, passar muito tempo sentado ou não corrigir problemas posturais, com o passar do tempo, causa dores e diversos desconfortos na cervical.
2) Contrações musculares
As contraturas musculares simples afetam principalmente os jovens e adultos, sendo outra das causas de dores na cervical. Essas contraturas ocorrem quando o músculo se contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado natural de relaxamento.
As contrações são causadas principalmente por esforço intenso na região da cervical, quadros de tensão, estresse etc.).
3) “Síndrome do Smartphone”
Esse nome refere-se aos problemas na coluna cervical provocados em virtude de mantermos o pescoço curvado por muito tempo olhando nossos smartphones. De acordo com os especialistas, a longo prazo, esse simples movimento acarreta dores, má postura e demais problemas na coluna cervical, afetando também outras áreas da coluna vertebral.
4) Ocorrência de traumas
A ocorrência de traumas como acidentes automobilísticos, quedas, acidentes de trabalho etc. também estão entre as causas de problemas e fraturas na cervical, que muitas vezes trazem consequências sérias e levam um tempo considerável para a recuperação.
5) Hérnia cervical
Dores frequentes na região do pescoço estão muito associadas a quadros de hérnia cervical. Esse problema é provocado pela compressão dos discos das vértebras da coluna cervical, sendo que essa compressão pode ser causada por traumas mecânicos de acidentes, colisões ou esforço exagerado.
6) Osteoartrite
Outro dos problemas mais comuns na região do pescoço é a artrite cervical. Essa é uma doença degenerativa das vértebras cervicais que geralmente ocorre a partir dos 50 anos. A osteoartrite é caracterizada por causar dores, compressão dos nervos e deformidade nas vértebras.
Outras causas de dores na coluna cervical
Além dos problemas acima, as dores na cervical podem ser ocasionadas devido a:
– uso de travesseiros inadequados;
– defeitos oclusais das arcadas dentárias;
– defeitos do campo visual que afetam a coluna;
– lordose;
– cifose dorsal;
– cifose lombar;
– levantamento de peso que acarreta esforço intenso da cervical;
– prática constante de determinados tipos de esporte;
– estresse frequente.
- Voltar para ESQUELETO HUMANO