Ossos da Face (Rosto) – Quais são e divisões – Anatomia


Os Ossos da Face – A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares.

Ossos da Face Humana (Rosto)

Ossos pares da face humana: Maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal.

Ossos ímpares da Face humana: Mandíbula e o vômer.

ossos-da-face

Sobre os ossos da Face

Destinada a formar o aparelho mastigador e a conter quatro importantes órgãos de sentido, a face é constituída de quatorze ossos: um osso móvel, que é o maxilar inferior, e treze fixos que, em conjunto, formam o maxilar superior.



O maxilar inferior, único osso móvel da face, é ímpar, mediano e simétrico. Sua forma geral lembra uma ferradura. Tem ele um corpo e dois ramos ascendentes.A borda inferior do corpo corresponde ao mento, ou queixo; a borda superior apresenta, no adulto, dezesseis cavidades, ou alvéolos, onde se encaixam as raízes dos dentes inferiores.

Cada ramo ascendente do maxilar inferior termina, em cima, por duas apófises: uma, anterior, delgada, é a apófise coronóide; outra, posterior, arredondada, coberta de cartilagem, é o côndilo do maxilar inferior, que se articula com o osso temporal para os movimentos da mastigação no esqueleto humano.

Dos treze ossos fixos da face, um, o vômer, é ímpar, mediano; os outros doze formam seis pares. O vômer é uma lâmina delgada, dentro do nariz, e que, com a lâmina perpendicular do etmóide, divide a cavidade nasal em duas fossas.





Os seis pares de ossos restantes da face (rosto) humano

1) os maxilares superiores, os maiores deste grupo, e que concorrem para a formação das cavidades orbitárias, das fossas nasais e da abóbada palatina, e dão implantação aos dezesseis dentes superiores;

2) os malares, que correspondem às chamadas maçãs do rosto;

3) os nasais, ou ossos próprios do nariz, que formam o dorso deste órgão;

4) os únguis, ou lacrimais, lâminas delicadas no canto interno e inferior da órbita;



5) os ossos palatinos, atrás dos maxilares superiores, e com duas porções: uma porção horizontal, .que termina posteriormente a abóbada palatina, e uma porção vertical, soldada em ângulo reto com a primeira;

6) os cartuchos inferiores, pequenas lâminas ósseas, no interior do nariz, um em cada fossa nasal, abaixo dos cartuchos médios, que, como vimos, são dependências do etmóide.

Leia também:  Crânio Humano