Se você está buscando informações sobre os ossos do pé, mais especificamente do Hálux, então confira esse artigo completo sobre a anatomia dos ossos do pé.
Localização: Onde fica o hálux?
Mais conhecido popularmente como “dedão do pé”, o hálux corresponde ao primeiro e maior dedo do pé, sendo por este motivo um dos que mais sofrem com o peso do corpo e é o principal responsável pelo equilíbrio nas ações mais simples do dia a dia, como caminhar, correr etc.
Na foto abaixo você pode conferir a localização exata do hálux:
Formação do hálux
Esse dedo é composto anatomicamente por dois ossos:
– a falange proximal (que se conecta ao metatarso);
– a falange distal (que se conecta à falange proximal).
Além desses dois importantes ossos no espaço que fica entre a falange proximal e o metatarso, há dois ossos pequenos que são conhecidos como sesamoides. Esses ossos pequenos funcionam como polias, aumentando e impulsionando a eficácia da musculatura do pé na marcha.
É importante frisar que o metatarso consiste no osso longo do pé, sendo formado por um conjunto de 5 ossos metatarsianos:
– primeiro metatarso
– segundo metatarso
– terceiro metatarso
– quarto metatarso
– quinto metatarso
As estruturas da falange proximal são responsáveis por articular com os metacarpais ou metatarsais.
Principais problemas que afetam o hálux
Por ser o principal dedo do pé, o hálux sofre alguns tipos de problemas que podem comprometer a eficácia e naturalidade dos movimentos, assim como causar dores, alterações anatômicas e desconfortos em geral. Vejamos quais são esses problemas:
Hálux valgo
Popularmente conhecido como joanete, esse problema que afeta o dedão do pé é caracterizado por causar dor e rigidez, provocando também alterações no formato do dedo. O hálux valgo acontece devido ao inchaço ósseo que se forma numa articulação que fica localizada na base do dedão do pé.
Hálux rígido
Essa enfermidade que afeta o hálux recebe o nome de artrose da articulação metatarsofalangeana, que tem o papel de ligar o dedão ao pé. Principalmente quando não tratada adequadamente, essa doença pode acarretar a perda dos movimentos do dedão, deixando-o também bastante dolorido e rígido.
O hálux rígido consiste na doença mais frequente entre os tipos de artrose que afetam o pé e o tornozelo. De maneira geral, essa enfermidade é mais comum nas pessoas a partir dos 50 anos e costuma afetar os dois pés.
Entre as principais causas do hálux rígido estão: histórico familiar, ocorrência de traumas e prática constante de atividades físicas de maior intensidade. Exatamente por esse motivo, esse tipo de artrose é comum nos atletas.
Sesamoidite
Trata-se de uma inflamação nos ossos sesamoides que, como vimos, estão localizados entre a falange proximal e o metatarso. Essa inflamação é provocada principalmente por uma sobrecarga significativa na articulação, causando dores, inchaços e até mesmo fraturas.
Geralmente, essa enfermidade afeta pessoas que praticam atividades de alto impacto físico (exemplo: atletas, dançarinos) e é acompanhada pela formação de calosidades.
O que fazer nesses casos?
Os ortopedistas mencionam que o tratamento mais eficaz para os problemas que afetam o hálux, além do uso de anti-inflamatórios e analgésicos para combater as dores, é utilizar palmilhas que poupem a região do hálux e ofereçam maior conforto ao paciente.
Principais causas de problemas no hálux
As enfermidades ocorridas no dedão do pé possuem algumas causas principais que podem ser evitadas no dia a dia, garantindo a saúde e pleno movimento dos pés. Vejamos quais são elas.
Alterações posturais
As pessoas que apresentam problemas posturais referentes à pisada tendem a sofrer com o aumento da pressão plantar no hálux. Essa condição acarreta dores e, com o passar do tempo, fraturas devido ao esforço repetitivo.
No caso de pessoas que começam a apresentar essas alterações posturais, o indicado é consultar um ortopedista quanto antes para iniciar o tratamento e evitar que o hálux sofra cargas ainda maiores.
Unhas encravadas
Por mais que as pessoas possam achar estranho, problemas simples como unhas encravadas podem aumentar o risco de desenvolver problemas no dedo hálux, sobretudo inflamações.
De acordo com os ortopedistas, as unhas devem ser cortadas de forma que fiquem retas (e não arredondadas). Pessoas que sofrem constantemente de unhas encravadas devem resolver o problema de forma definitiva, se possível, com o auxílio de um (a) podólogo(a).
Calçados inadequados
O uso frequente de calçados de bico fino ou de salto alto causam uma grande sobrecarga aos dedos, o que acarreta o desalinhamento dos pés e formação de calosidades. Calçados apertados também devem ser evitados tanto por homens quanto por mulheres.
- Voltar para OSSOS DO PÉ
- Voltar para ESQUELETO HUMANO