O tornozelo e ligamentos são elementos anatômicos essenciais dos membros inferiores, sendo o tornozelo classificado como uma articulação localizada entre a perna e o pé.
Articulações e estrutura do tornozelo
A estrutura do tornozelo é composta pela união de 3 ossos: tíbia, fíbula e tálus. As tíbias, também conhecidas como ossos da canela, estão situadas entre os pés e os joelhos. A cabeça da tíbia fica articulada com o fêmur por meio de ligamentos em menisco, na lateral com a fíbula e na extremidade inferior com os tarsos.
A fíbula é um osso longo localizado na face externa da perna, constituindo o esqueleto juntamente com a tíbia. O tálus, por sua vez, é o primeiro osso do pé, que fica posicionado logo abaixo da tíbia.
Conectados, esses três ossos compõem uma articulação sinovial que possibilita a flexão plantar e a flexão do dorso do pé. A flexão plantar consiste no movimento que permite o apontar dos pés para o chão e na ponta dos pés. Já a chamada dorsiflexão trata-se do contrário, ou seja, diz respeito ao movimento do pé para longe do chão, tais como puxar os dedos para cima ou caminhar sobre os calcanhares.
Anatomia: ossos e ligamentos do tornozelo
Abaixo apresentamos os principais ossos e ligamentos do tornozelo.
Ligamentos do joelho
Para evitar movimentos laterais na articulação do tornozelo, o maléolo mediano da tíbia e o maléolo lateral da fíbula formam uma espécie de copo.
É pelos ligamentos talofibulares anterior e posterior e pelo ligamento calcaneofibular que a fíbula se liga aos ossos do pé na lateral do tornozelo. No lado mediano, o ligamento deltoide largo conecta a tíbia aos ossos tarsais do pé.
Esses importantes ligamentos atuam em conjunto para que movimentos extremos e luxações na articulação do tornozelo sejam limitados, o que possibilita uma ligeira flexibilidade na lateral que auxilia o corpo a caminhar sobre superfícies irregulares e manter o equilíbrio dos membros inferiores e do corpo como um todo.
Diversos tipos de ligamentos localizados no tornozelo são fundamentais para manter os ossos do pé juntos e em harmonia, possibilitando total flexibilidade dos ossos.
Por entre os ossos do tarso, o ligamento calcaneonavicular plantar conecta o osso navicular ao osso do calcanhar (calcâneo). Já o ligamento plantar cuboideonavicular é responsável por unir o osso navicular ao osso cuboide.
No caso dos ligamentos dorsal e tarsometatarsalplantar, eles ligam os ossos tarsal e metatarsiano, sendo que juntos, eles oferecem suporte e fortalecem a estrutura do pé como um todo. Na área anterior do pé, os ligamentos metatarsais plantarem fazem a ligação do peito do pé à sola.
Principais problemas que afetam o tornozelo
Artrose
Trata-se de um tipo de doença degenerativa caracterizada por provocar um significativo desgaste da cartilagem que envolve os ossos. A artrose provoca grande rigidez e dificuldades quanto à movimentação das articulações, o que inclui o tornozelo.
Esse problema é ainda mais comum a partir dos 65 anos, atingindo sobretudo pessoas que passaram por constantes e intensos esforços em determinadas áreas do corpo.
Tendinopatia
Essa doença é provocada por uma desordem que acarreta dores nos tendões dos tornozelos (tendões estes que unem os músculos aos ossos). A sobrecarga, seja por peso ou esforços na região do tornozelo, é a principal causa do problema. A tendinopatia é mais comum em atletas, em pessoas que se exercitam com maior frequência e intensidade e nos casos de indivíduos que possuem uma profissão que demande esforço intenso dos membros inferiores.
Ainda que essa causa seja menos frequente, a tendinopatia pode ser provocada por pancadas na região do tornozelo, torções, lesões, traumas, problemas biomecânicos ou doenças autoimunes.
4 principais causas de dores no tornozelo
1) Desalinhamento
O desalinhamento pode ocorrer em varo ou em valgo. Quando o calcanhar vai para dentro, estamos falando do desalinhamento em varo. Já quando o calcanhar vai para fora, estamos falando do desalinhamento em valgo.
A partir do momento em que essas mudanças acontecem, um lado do tornozelo é afetado pelo impacto dos ossos e o outro com o estiramento dos ligamentos e tendões, o que provoca as dores.
2) Ocorrência de traumas
Entorses, fraturas e outros tipos de lesões acarretam dores no tornozelo. É possível que essas dores ocorram até mesmo depois dos traumas terem sido tratados, já que alguns deles podem deixar algumas sequelas.
3) Sobrecarga
Seja devido ao excesso de peso ou a esforços repetitivos oriundos de exercícios físicos ou atividades laborais, a sobrecarga do tornozelo está entre as outras principais causas de dores e demais problemas nessa região.
4) Calçados inadequados
Independentemente da idade, o uso de calçados inadequados prejudica bastante a saúde dos tornozelos e dos pés, provocando dores e aumento do risco de lesões.
- Veja também: Ossos do Pé