Sistema Digestivo – Funções, Órgãos e Estrutura Geral


O sistema digestivo, também chamado de sistema digestório ou aparelho digestivo, reúne diversos órgãos e demais partes do corpo, sendo um dos mais complexos do corpo humano. Para saber detalhes sobre esse sistema, incluindo funções, órgãos e como ele funciona, confira nosso artigo.

Funções do Sistema Digestivo

A função central do sistema digestivo é absorver os nutrientes ingeridos por meio dos alimentos (vitaminas, minerais etc.), fazendo com que essas substâncias benéficas mantenham a saúde do corpo como um todo.

Estrutura e Órgãos do Sistema Digestivo

O sistema digestivo abrange os seguintes elementos:

  • Boca
  • Faringe
  • Laringe
  • Esôfago
  • Estômago
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso
  • Fígado

Vamos ver na sequência as características de cada um desses elementos e respectivas funções no aparelho digestivo.



Boca

O sistema digestivo começa na boca, sendo ela responsável por executar as funções de mastigação dos alimentos e insalivação.

A insalivação consiste em um processo químico realizado pelo próprio aparelho digestivo, no qual os alimentos são misturados à saliva, fazendo com que a enzima presente nesse líquido ajude na digestão.

Faringe

A faringe, popularmente chamada de garganta, além de pertencer ao sistema digestivo, também integra o sistema respiratório.





Essa cavidade com cerca de 12 cm liga as cavidades nasais e orais à laringe e ao esôfago, sendo que sua estrutura muscular atua no processo de deglutição, transportando os alimentos até o esôfago.

Laringe

No sistema digestivo, a laringe tem como função permitir que o ar passe da faringe para a traqueia, o que evita a aspiração de alimentos ou materiais estranhos para o trato respiratório inferior. Esse fator é essencial para proteger as vias aéreas inferiores.

Esôfago

O esôfago, outro importante elemento do sistema digestivo, é um tubo muscular que mede cerca de 20cm. Esse tubo tem a função de ligar a faringe ao estômago. As paredes do esôfago enviam o alimento para o estômago por meio de contínuas contrações musculares.

Estômago

O estômago fica situado logo abaixo das costelas e exerce o papel de conectar o esôfago ao intestino delgado. O estômago age como um importante local de armazenamento dos alimentos, sendo capaz de secretar ácido e enzimas essenciais nas atividades digestivas.



Logo depois que o alimento é digerido no estômago, ele é destinado para o sistema delgado.

Intestino delgado

No sistema digestivo, o intestino delgado consiste em um tubo longo (que mede de 6 a 8 metros), permanecendo encolhido no interior da região abdominal. O intestino delgado tem seu início no estômago e vai até o ânus.

A principal função desse intestino é absorver a maior parte dos nutrientes contidos nos alimentos e bebidas ingeridas. Durante esse processo, as contrações musculares realizam a movimentação da comida pelo intestino delgado à medida que ocorre a digestão.

A estrutura do intestino delgado é dividida em 3 porções, chamadas de: duodeno, jejuno e íleo.

Intestino grosso

Na estrutura do sistema digestivo, outro órgão de vital importância é o intestino grosso, que mede em torno de 1 metro e meio. A função central desse intestino é a formação, transporte e evacuação das fezes. O intestino grosso é dividido em algumas regiões chamadas de ceco, cólon, reto e ânus.

Fígado

No sistema digestivo, o fígado, considerado a maior glândula do corpo humano, é outro dos mais importantes órgãos, já que ele desempenha um papel de alta relevância para a saúde do organismo como um todo. Nos adultos, um fígado saudável pesa de 1,3 a 1,5 kg. Com relação às funções exercidas pelo fígado, as principais delas são:

  • Atuar na produção das chamadas proteínas nobres, tais como a albumina (responsável por manter bons níveis de água no organismo);
  • Agir na desintoxicação do organismo;
  • Filtrar microrganismos que podem ser nocivos para o organismo;
  • Realizar a síntese do colesterol (que é metabolizado e eliminado pela bile);
  • Armazenar a glicose extraída dos alimentos;
  • Secretar a bile.

sistema digestivo

Mecanismo do Sistema Digestivo

Para entender ainda mais o sistema digestivo, é essencial vermos como ocorre a absorção dos nutrientes por parte desse complexo aparelho.  Conforme mencionado, a digestão tem seu início já na saliva por meio da eliminação de determinados tipos de enzimas.

Depois que o alimento passa pela faringe e esôfago, ele chega ao estômago, sendo temporariamente armazenado. No estômago são produzidos os sucos gástricos necessários para quebrar as proteínas.

Na sequência, o alimento passa pelo intestino delgado, local onde ele será envolvido por sucos digestivos que são produzidos pelo fígado, pâncreas e pelas paredes intestinais.

Ainda no intestino delgado, é feito um novo processo de “quebra” de proteínas e segue-se também o processo de digestão do amido, iniciado assim que o alimento (que contém amido) é levado à boca.



Nesse intestino (o delgado) ocorre a digestão das gorduras, sendo que a bile (produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar) é eliminada sobre o bolo alimentar, agindo como emulsificadora da gordura. Pode-se dizer que a bile atua como uma espécie de “detergente”, fazendo com que as moléculas de gordura sejam quebradas. Os açúcares também são digeridos no interior do intestino delgado.

Na região final do intestino delgado, chamada íleo, acontece a absorção de todas as moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas por meio das enzimas atuantes na digestão e absorção de nutrientes e demais substâncias.

Dessa maneira, tais moléculas conseguem passar pela parede intestinal e entram em contato com a corrente sanguínea. Por meio do sangue, ocorre a distribuição dessas moléculas para todas as células do organismo.

No íleo, a maior parte da água presente no bolo alimentar também é absorvida. Os restos alimentares que não são digeridos no intestino delgado são encaminhados logo na sequência para o intestino grosso. Nesse intestino, continua o processo de absorção da água, sendo formadas as fezes.

O chamado “bolo fecal” se inicia no ceco e vai para o cólon, local onde permanece parado por várias horas, lembrando que esse tempo varia de acordo com o ritmo da atividade intestinal de cada indivíduo.

Depois do cólon, o “bolo fecal” segue para o reto, a última parte do intestino grosso, sendo que essa parte é finalizada com o ânus, local por onde as fezes são eliminadas.

Além de aprender sobre o sistema digestivo, confira nossos demais conteúdos sobre a anatomia do corpo humano.

Imagens: mundoenem.com.br / gestaoeducacional.com.br