Apêndice – Função: Para que serve? Localização na Anatomia Humana


Ainda que o apêndice não seja considerado um dos órgãos mais importantes do corpo humano se comparado a outros como rins, fígado, intestino etc., quando apresenta inflamações, ele pode causar graves riscos à vida do paciente, podendo causar a morte. Saiba nesse artigo qual a função da apêndice e onde é sua localização no corpo humano.

Esse risco acontece porque o apêndice inflamado possui alto risco de estourar e eliminar um grande número de bactérias no abdômen, o que pode acarretar uma gravíssima infecção generalizada.

Localização da Apêndice

Localizado no intestino grosso, perto da região na qual o intestino grosso e o intestino delgado se conectam, o apêndice consiste numa bolsa pequena em formato de tubo medindo aproximadamente 10cm em condições normais. Desse modo, a posição do apêndice está sob a região inferior direita da barriga.

apendice-localizacao

 



Qual é a função do apêndice? Para que serve?

Ainda que muitos acreditem que o apêndice não desempenhe funções no organismo, ele contribui para uma série de fatores relacionados ao bom funcionamento do corpo. Confira as funções da apêndice:

Ajuda o sistema imunológico

Alguns estudos feitos recentemente revelaram a presença de células linfoides nessa parte do corpo, células essas que são de grande auxílio no combate natural de infecções.

Além de combater as inflamações, os linfoides que vão se acumulando no apêndice contribuem para a maturação de outras células pertencentes ao sistema imunológico e ajudam na formação dos anticorpos do tipo IgA. Esses anticorpos, por sua vez, agem na eliminação de agentes perigosos ao organismo (bactérias e vírus) alojados nas mucosas.





Tudo isso significa que o apêndice traz grandes benefícios para o sistema imunológico, evitando diversas doenças como gripes, resfriados, infecções de garganta, pneumonia etc.

Estimula as funções digestivas

Pesquisadores chegaram à conclusão de que o apêndice também atua como uma espécie de depósito de bactérias benéficas para o funcionamento do intestino. Dessa forma, nos momentos em que ocorrem alterações que afetam a flora intestinal, essas bactérias benéficas presentes no apêndice são liberadas, sendo enviadas para o intestino como forma de controlar a ação e expulsar as bactérias ruins.

 

apendice-funcao



No que consiste a apendicite?

É uma infecção que afeta essa parte do corpo, caracterizada por provocar fortes dores na região abdominal (sobretudo do lado direito) e também por acarretar a formação de pus do apêndice. Os principais sintomas da apendicite são:

1) Inchaço na barriga ou excesso de gases

2) Mal-estar geral

3) Dor de barriga generalizada

4) Prisão de ventre ou ocorrência de diarreia

5) Dor intensa no lado inferior direito da barriga

6) Perda de apetite

7) Náuseas e/ou vômitos

8) Febre baixa persistente (geralmente entre 37,5 e 38 graus).

 



Quais são as causas da apendicite?

A ocorrência da apendicite tem causas que devem ser consideradas, por mais que algumas delas sejam inevitáveis. Vejamos quais são:

Entrada de fezes no apêndice

Independentemente da idade e demais fatores, todos os indivíduos podem sofrer com a entrada de fezes no apêndice, o que acarreta a inflamação que caracteriza a apendicite.

Traumatismo direto no apêndice

Pancadas fortes na barriga, quedas de grande impacto ou acidentes de carro podem causar traumatismos diretos no apêndice, o que provoca uma ruptura do órgão ou impede o fluxo sanguíneo no local.

Parasita intestinal

Em alguns casos, determinado verme pode entrar no apêndice e bloquear a saída do muco produzido pelo próprio apêndice, o que acarreta um aumento do órgão e, consequentemente, uma ruptura.

Pedra na vesícula

A presença de pedras na vesícula pode contribuir para o surgimento da apendicite, já que essas pedras, em alguns casos, bloqueiam a saída do muco.

Acúmulo de gases no interior do apêndice

Quando ocorre um acúmulo excessivo dos gases que são produzidos pelas bactérias do apêndice, é possível provocar a inflamação que caracteriza a apendicite.

Problemas da Apêndice

Quando é confirmado o diagnóstico de apendicite, na maioria das vezes é necessária realização de cirurgia para remoção do órgão. Esse procedimento deve ser feito de forma rápida para evitar qualquer risco de a infecção se agravar em virtude do estouro do apêndice.

O uso de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos não são suficientes para resolver a infecção no apêndice de forma eficaz, o que pode aumentar os riscos de novos problemas e até mesmo levar o paciente à morte.

Ao suspeitar de problemas no apêndice, é necessário buscar socorro médico imediatamente, feito no pronto-socorro dos hospitais. O médico pedirá alguns exames para confirmação do diagnóstico e logo em seguida deve ser providenciado o procedimento cirúrgico em caráter de urgência.