Bílis: Função e importância no Corpo Humano | Anatomia da Digestão


A bílis representa, ao mesmo tempo, uma excreção e uma secreção digestiva. Ela é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

Função da bílis no Sistema Digestivo

  • Como veículo de excreção, a bílis transporta os pigmentos biliares, a colesterina, os ácidos biliares, que pelo menos em parte são eliminados com as fezes.
  • Como secreção digestiva, a bílis, conquanto desprovida de fermentos, possui uma influência zimastênica (Roger), pois é capaz de aumentar a ação de certos fermentos. É assim que ela reforça o poder amilolítico do suco pancreático e permite à lactase intestinal atuar sobre a lactose.
  • Mas a sua atividade no sistema digestivo se manifesta principalmente sobre a digestão das gorduras: a lipase pancreática é sensivelmente ativada por ela. Se representarmos por 1 a quantidade de gordura desdobrada pelo suco pancreático, deveremos representar por 2, e mesmo 2,5, a intensidade da fermentação na presença da bílis. Se, como no duodeno, o meio for acidulado pelo ácido clorídrico, a ativação é ainda maior.
  • A bílis favorece igualmente a absorção das gorduras. De fato, os ácidos biliares atuam como solventes das gorduras e dos ácidos gordurosos. A experiência em animais demonstra que, quando se impede a chegada da bílis ao duodeno, a maior parte das gorduras deixa de ser absorvida, é eliminada com as fezes.

Leia mais: Sistema Digestivo Humano