Sistema endócrino é o nome dado a um conjunto de glândulas que atuam na produção de variados tipos de hormônios.
Tais hormônios são liberados na corrente sanguínea e fluem por todo o organismo até chegarem aos órgãos para os quais se destinam. Vamos ver agora os detalhes sobre esse sistema.
Qual a Função do Sistema Endócrino?
O sistema endócrino é responsável por coordenar todas as funções do corpo, atuando juntamente com o sistema nervoso.
O grupo de células nervosas situadas na base do encéfalo recebe o nome de hipotálamo. É exatamente o hipotálamo que realiza a integração entre o sistema endócrino e o nervoso.
As 7 Glândulas do Sistema Endócrino
O sistema endócrino humano é composto por 7 glândulas que atuam na produção hormonal. Elas são:
1 – Hipófise
Também chamada de glândula pituitária, a hipófise é considerada a glândula mestre do corpo humano, já que além de produzir seus próprios hormônios, ela estimula e regula a produção hormonal de outras glândulas como a tireoide e glândulas sexuais.
Com tamanho semelhante ao de um grão de feijão, essa pequena glândula fica situada no centro da cabeça e logo abaixo do cérebro. Toda a atividade da hipófise no sistema endócrino é controlada pelo hipotálamo. Com relação aos principais hormônios produzidos pela hipófise, eles são:
– GH (hormônio do crescimento): hormônio que atua no crescimento de todo o organismo e estimula a captação de aminoácidos para a formação de proteínas.
– Ocitocina: favorece a liberação de leite no período de amamentação e age nas contrações uterinas durante o parto, favorecendo a saída do bebê.
– TSH (hormônio tireotrófico): hormônio responsável por estimular e regular a produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4).
– ADH (hormônio antidiurético): controla a eliminação de água pelos rins, contribuindo também para o equilíbrio da pressão arterial e na prevenção de quadros de desidratação.
– LH (hormônio luteinizante): atua nas atividades hormonais das gônadas (masculinas e femininas).
– ACTH (hormônio adrenocorticotrófico): regula as funções do córtex da glândula suprarrenal.
– Prolactina: estimula a produção de progesterona nos ovários femininos.
– Hormônio estimulante do melanócito: favorece a produção de melanina (substância associada à coloração da pele).
2 – Tireoide
No sistema endócrino, a tireoide é outra das glândulas de grande importância para o organismo. Localizada no pescoço, ela é formada por dois lobos ovais que estão conectados por um istmo. Dessa forma, a tireoide apresenta o formato da letra H.
A tireoide produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Tais hormônios atuam de forma direta no metabolismo e por esse motivo, estão associados ao ritmo cardíaco, temperatura corporal e equilíbrio do peso.
A altura da tireoide é de 3cm e a largura entre 6 e 7 cm. O volume da tireoide é um pouco maior nas mulheres.
3 – Paratireoides
O sistema endócrino abriga também as paratireoides. Tratam-se de 4 glândulas situadas atrás da tireoide (duas de cada lado da tireoide). A função dessas glândulas é produzir o hormônio responsável por regular os níveis de fósforo e cálcio na corrente sanguínea, o paratormônio.
4 – Timo
Localizado entre os pulmões, o timo é uma glândula que age na produção de um hormônio responsável por defender o corpo dos recém-nascidos contra infecções.
Nos recém-nascidos, crianças e adolescentes, o timo apresenta um tamanho maior se comparado à fase adulta, na qual essa glândula vai diminuindo consideravelmente.
5 – Glândulas Suprarrenais
O sistema endócrino é composto das glândulas suprarrenais. Elas ficam localizadas logo acima dos rins e atuam na produção de adrenalina (tipo de hormônio que prepara o corpo para agir).
Cada glândula suprarrenal integrante do sistema endócrino apresenta 3 centímetros de altura e 2 e meio de largura, pesando de 5 a 6 gramas.
6 – Pâncreas
Integrante do sistema endócrino, o pâncreas é classificado como uma glândula mista, já que, além de glucagon e insulina, ele atua na produção do suco pancreático (substância lançada no intestino delgado e responsável por auxiliar na digestão).
A insulina atua principalmente no controle da entrada de glicose nas células. A insulina presente no sangue determina um acréscimo na oxidação do açúcar sendo que, ao mesmo tempo, favorece a síntese do açúcar em glicogênio (estoque de energia rápida do organismo).
Quando a produção de insulina é baixa, são aumentados os riscos de diabetes, que caracterizada pela presença excessiva de açúcar no sangue.
7 – Glândulas sexuais
No sistema endócrino, as glândulas sexuais consistem nos ovários (femininos) e nos testículos (masculinos). Vale lembrar que essas glândulas também integram os sistemas reprodutores masculino e feminino, desempenhando diversas funções para a reprodução humana.
As glândulas sexuais secretam hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, sendo essa produção hormonal estimulada pela ação da hipófise, conforme já vimos anteriormente.
No sistema endócrino, os ovários femininos atuam na produção de progesterona e estrogênio. Já os testículos possuem a missão de produzir testosterona e demais tipos de hormônios masculinos.
Para entender a importância dos hormônios femininos e masculinos para o organismo, vejamos as principais funções de cada um deles (os principais produzidos pelas glândulas sexuais).
Progesterona
A função central do hormônio feminino progesterona é preparar a membrana mucosa existente no útero para que ele possa receber o óvulo. A progesterona também atua no preparo das mamas para que seja possível produzir leite.
Estrogênio
O estrogênio desempenha diversos papéis no organismo, sendo responsável por:
- Proteger as células nervosas;
- Regular a distribuição de gordura pelo corpo;
- Reduzir os riscos de problemas cardiovasculares;
- Aumentar a distribuição de gordura nos quadris e reduzir essa distribuição no abdômen;
- Estimular o desenvolvimento das mamas;
- Preparar o corpo da mulher para o período da gravidez.
Testosterona
A testosterona é o principal hormônio masculino, desempenhando as seguintes funções no organismo:
- Estimular o ganho de massa muscular;
- Reduzir a gordura corporal;
- Estimular o desejo e desempenho sexual dos homens.
A testosterona é também o hormônio responsável pelas principais características das pessoas do sexo masculino, tais como voz grave, barba, ombros volumosos etc.
Depois de aprender sobre o sistema endócrino, conheça também o sistema neurológico, uma complexa e fascinante estrutura que interage com todo o corpo humano.
Imagens: cienciasnaturales.didactalia.net / auladeanatomia.com