O estudo dos bíceps femoral é comum na área de anatomia, seja para quem é ligado à área da saúde, fisioterapia ou educação física.
O que é o bíceps femoral?
O bíceps femoral é um dos mais importantes músculos da coxa, sendo composto por duas partes iniciais (também chamadas de cabeças): uma é a cabeça curta e outra é a cabeça longa.
Função do bíceps femoral
Esse músculo localizado na coxa é responsável por flexionar a perna e pela extensão da coxa. O bíceps femoral se origina na linha áspera do fêmur e na tuberosidade isquiática, estando inserido na cabeça da fíbula. Vale frisar que a inervação do bíceps femoral é feita pelo nervo isquiático.
Outra característica desse músculo é que ele é biarticular, já que esse bíceps da coxa cruza o quadril e o joelho, atuando como extensor no quadril e flexor no joelho. Entre as funções do bíceps femoral também está a rotação lateral do joelho quando ele está flexionado.
A importância do bíceps femoral
Qualquer tipo de lesão provocada no bíceps femoral, por mais simples que seja, acarreta grandes dificuldades para caminhar, sentar e correr. Inclusive, os atletas que sofrem lesões nesse músculo geralmente demoram um tempo significativo para a recuperação.
Pelo fato de o bíceps femoral estar localizado na extensão do nervo ciático, muitas vezes as chamadas dores ciáticas aparecem como consequência de estiramentos ou distensões musculares, causando terríveis dores em ações simples do dia a dia como, por exemplo, ficar em pé, sentar ou caminhar.
Origem, inserção e ação
- Leia também: Músculos da Coxa, Perna e Pé