O bíceps braquial é um dos músculos mais importantes do corpo humano. Confira nesse artigo sua função e localização na anatomia humana.
O que é o bíceps braquial?
Também chamado de bicípite braquial ou bíceps brachii, esse bíceps (que é um dos mais “famosos”), está localizado no braço, possuindo duas estruturas com um ponto de inserção comum que fica próximo ao cotovelo. Trata-se de um dos músculos mais trabalhados nas academias.
A chamada cabeça curta desse bíceps está fixada no processo coracoide da escápula. Já o tendão da cabeça longa está inserido na escápula do tubérculo supraglenoidal, que passa por dentro do ligamento capsular da cabeça do úmero.
Funções do bíceps braquial
Devido à capacidade de rotação do osso rádio, uma das principais funções do bíceps braquial é fazer a supinação (movimento de rotação) do antebraço. Outra das importantes funções do bíceps braquial é fazer a flexão da articulação do cotovelo.
Cabeça curta e longa – Localização
Origem, Inserção e ação
Origem é a porção longa: tubérculo infraglenoidal da escápula.
Inserção: as três porções convergem para um tendão único que se insere na face anterior do olécrano da ulna.
Ação: Extensão do antebraço.
Lesões no bíceps braquial
Tenossinovite
Esse problema afeta a região do cabo longo do bíceps, sendo considerada a principal doença degenerativa que afeta esse músculo. Caracterizada por causar fortes dores e por estar vinculada a lesões do manguito rotador (grupo de 4 músculos).
Estima-se que a tenossinovite afete cerca de 17% da população em algum momento da vida, sendo ainda mais comum em pessoas que praticam tênis, beisebol, basquete e vôlei.
Quando não tratada, a tenossinovite crônica pode causar rupturas do cabo longo do bíceps, o que acarreta um comprometimento estético do músculo, sem que isso cause comprometimento funcional. Esse problema no bíceps braquial requer acompanhamento médico.
Lesão Slap
São lesões que ocorrem na origem do cabo longo na glenoide, acarretando o destacamento do labrum. Tais lesões afetam principalmente os pacientes que são submetidos a trauma com o braço em abdução ou rotação externa, sendo necessário tratamento e acompanhamento de um fisioterapeuta.
- Leia também: Músculos do Braço, Antebraço e Mão