Sistema Nervoso – Funções e Elementos Essenciais


O sistema nervoso é um dos sistemas mais fascinantes e complexos do corpo humano, interligando uma infinidade de componentes. Para saber detalhes sobre as funções, elementos e partes desse sistema, confira nosso artigo.

Qual a Função do Sistema Nervoso?

O sistema nervoso desempenha diversas funções de fundamental importância para o funcionamento do corpo, atuando em conjunto com outros órgãos.

Cabe a esse sistema atuar nas funções sensitivas, integradoras e motoras, que são aplicadas para transportar mensagens do cérebro e medula espinhal para várias partes do corpo. Vejamos cada uma dessas funções.

Sensitivas

Os receptores sensitivos, também chamados de neurônios receptores ou aferentes, captam estímulos e várias informações do corpo.

Por exemplo, quando ocorre uma inflamação, ferimento ou uma simples alteração da temperatura externa, imediatamente os receptores sensitivos captam essas informações, enviando-as para o encéfalo ou medula espinhal.



Integradoras

Quanto às funções integradoras, no sistema nervoso os neurônios conectores efetuam a análise, processamento e armazenamento dos estímulos e informações inicialmente captadas por meio dos receptores sensitivos.

Esses conectores são também responsáveis por preparar a resposta do organismo com relação à situação que está acontecendo.

Motoras

Consiste na etapa final do sistema nervoso com relação aos estímulos. A função motora determina a resposta desse sistema, sendo realizada pelos neurônios motores.





As células e órgãos efetores que permanecem em contato com os neurônios motores, são estimuladas por uma informação do cérebro e imediatamente executam uma ação diante de determinada situação.

Elementos do Sistema Nervoso Central

O sistema nervoso é formado por diversos elementos que desempenham papéis específicos. Esses elementos são:

  • Tecido nervoso
  • Neurônio
  • Bulbo raquidiano
  • Cérebro
  • Cerebelo
  • Nervos raquidianos
  • Tronco encefálico
  • Medula espinhal
  • Hipotálamo

Vejamos os detalhes sobre cada um deles.

Tecido nervoso

No sistema nervoso, esse tecido de comunicação atua na recepção, interpretação e resposta aos estímulos recebidos, sendo que as células do tecido nervoso são extremamente especializadas quanto ao processamento de informações.



Na composição do tecido nervoso, além dos elementos conjuntivos, estão dois tipos de células: as nervosas (neurônios) e as de nevróglia.

A principal função do tecido nervoso é estabelecer uma comunicação altamente rápida e eficaz entre os órgãos do corpo e o ambiente (meio externo).

Neurônio

sistema nervoso

No sistema nervoso, os neurônios têm como função central conduzir os impulsos nervosos. Ainda que essas células não sejam as únicas do sistema nervoso, elas são lembradas por serem as mais conhecidas.

Uma célula nervosa possui diversos prolongamentos, sendo que o conjunto composto por essa célula e prolongamentos recebe o nome de neurônio. Os elementos básicos de um neurônio são o corpo celular, os dendritos e o axônio.

No espaço existente entre um neurônio e outra célula, há uma junção chamada de sinapse. É exatamente nesses locais que são inseridos os neurotransmissores que transportam as informações de um neurônio para outra célula.

Bulbo raquidiano

Na estrutura do sistema nervoso, o bulbo raquidiano tem como função conduzir os impulsos nervosos. Esse elemento do sistema nervoso está conectado de forma direta à medula espinhal, sendo a porção inferior do tronco encefálico.

Cérebro

No sistema nervoso, o cérebro é sem dúvida o órgão mais importante, essencial para a vida humana. Esse minucioso “computador” fica situado na caixa craniana. É para o cérebro que são enviadas todas as informações que recebemos.

Esse complexo órgão responde somente por 2% do total da massa corporal. No entanto, o cérebro consome mais de 20% de todo oxigênio do corpo e é responsável pelo controle de atividades como:

  • Movimento;
  • Sono;
  • Fome;
  • Sensações;
  • Memória;
  • Fala;
  • Sede etc.

O cérebro também atua no controle de emoções como, por exemplo, amor, ódio, medo, ira, alegria, tristeza etc.



O cérebro pesa em torno de 1,5 kg, atuando nas interpretações do mundo exterior e também abriga a essência da mente humana.

Cerebelo

sistema nervoso

No sistema nervoso, o cerebelo é a região do cérebro que abriga metade dos neurônios. O cerebelo recebe impulsos de várias regiões do corpo e estabelece uma conexão entre o tronco encefálico e o córtex cerebral.

O cerebelo, além de ser determinante para o equilíbrio corporal, atua no recebimento de inúmeros estímulos de músculos e tendões e também desempenha o papel de controlar as funções motoras.

Dessa forma, essa importante região do cérebro é fundamental para o desempenho adequado dos movimentos voluntários, aprendizagem motora, audição, tato e visão.

Nervos raquidianos (nervos espinhais)

Os chamados nervos raquidianos apresentam função mista. Isso significa que eles atuam nas questões motoras ao transmitirem mensagens dos centros nervosos para os órgãos e também agem nas questões sensitivas, enviando estímulos dos órgãos para os centros nervosos.

Os nervos raquidianos se originam na medula espinhal e são compostos por 31 pares:

  • 5 pares de nervos sacrais
  • 8 pares de nervos cervicais
  • 1 par de nervo coccígeo
  • 5 pares de nervos lombares
  • 12 pares de nervos torácicos

Tronco encefálico

No sistema nervoso, o tronco encefálico abriga um imenso conjunto de corpos de neurônios agrupados em fibras nervosas e núcleos. Esse tronco está ligado à coluna espinhal e atua no recebimento de informações sensitivas de estruturas cranianas.

Uma das funções essenciais do tronco encefálico é controlar os músculos localizados na cabeça, já que ele abriga circuitos nervosos capazes de transmitir informações da medula espinhal para as estruturas encefálicas, assim como nas direções contrárias.

No sistema nervoso, outra das funções primordiais do tronco encefálico é equilibrar a respiração, temperatura corporal, capacidade de atenção e estado de alerta consciente.

Medula espinhal

Na estrutura do sistema nervoso, a medula espinhal consiste em um cordão cilíndrico formado por células nervosas, sendo esse cordão situado no canal interno das vértebras.

A medula espinhal exerce o papel de propiciar a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso, atuando também nos reflexos e preservando o corpo em ocorrências de emergências (que geralmente exigem uma rápida resposta).

Ainda que a medula espinhal muitas vezes seja confundida com a medula óssea, é preciso ter claro a diferenciação entre elas. Enquanto que a medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas, a medula espinhal integra o sistema nervoso central.

Hipotálamo

O hipotálamo, que apresenta o tamanho aproximado de uma amêndoa, é o grande responsável por coordenar a maior parte das funções endócrinas.

Isso significa que o hipotálamo exerce um papel direto no desempenho da hipófise e também atua de forma indireta sobre outras glândulas, tais como tireoide, adrenais, gônadas sexuais e mamárias.

O hipotálamo fica situado na região da base do encéfalo, logo abaixo do tálamo e acima da hipófise. O hipotálamo também atua na regulação de funções como apetite, sede, sono, temperatura corporal e atividades do sistema nervoso autônomo.

Além de aprender sobre o sistema nervoso, fique por dentro dos nossos demais conteúdos sobre anatomia humana, explicados de forma fácil e resumida.

Imagens: manhuacunews.com.br / pt.pngtree.com / originaleexclusivo.com.br