O sistema reprodutor humano consiste em um conjunto de órgãos e demais elementos que atuam de forma conjunta com o objetivo de dar vida a outros seres.
Para compreender como esse sistema é composto tanto em mulheres quanto em homens e as funções específicas de cada parte dessa estrutura, acompanhe a leitura.
Sistema Reprodutor Feminino
Para entender o sistema reprodutor feminino, o primeiro passo é saber as funções que ele exerce. Essas funções são:
- Ovulação (produção do óvulo);
- Fecundação (conjugação dos fatores hereditários do espermatozoide masculino com o óvulo feminino);
- Nidação (acomodação do óvulo fecundado);
- Gestação (desenvolvimento do embrião, que recebe o nome de feto a partir do segundo mês de vida intrauterina);
- Parto.
Anatomia do Sistema Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino abrange os seguintes órgãos: ovários, trompas de Falópio (tubas uterinas), útero, vagina, vulva e mamas.
Ovários
Os ovários desempenham o papel de produzir os hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona). Além disso, eles também produzem e armazenam os óvulos.
Os ovários são classificados como duas glândulas localizadas na cavidade pélvica da mulher, ocupando ambos os lados do útero e posicionadas abaixo das tubas uterinas.
O formato de cada ovário é parecido com uma amêndoa e, em geral, eles medem 1cm de espessura, 1,5 cm de largura e 3cm de comprimento.
Trompas de Falópio
No sistema reprodutor feminino, as trompas de Falópio também recebem o nome de tubas uterinas. Tratam-se de dois tubos que ficam situados um de cada lado do útero.
Essas tubas medem aproximadamente 10cm e são responsáveis por transportar os óvulos produzidos nos ovários até o útero. É nas tubas que ocorre o processo de fecundação do óvulo.
As tubas uterinas (ou trompas de Falópio) apresentam camadas muscular, mucosa e serosa, sendo divididas em 4 partes: uterina, istmo, ampola e infundíbulo.
Útero
O útero, situado entre a bexiga urinária e o reto, é o principal órgão do sistema reprodutor feminino, sendo o local no qual o óvulo já fertilizado se instala. O útero apresenta formato de pera, sendo formado por uma resistente camada de musculatura lisa.
A região da extremidade superior desse órgão é chamada de fundo, enquanto que a inferior se chama colo. É no colo uterino que ocorre a projeção para o interior da vagina, que é a ligação do aparelho reprodutor com o meio externo.
No útero, a cavidade interna desse órgão (que é revestida por uma mucosa) recebe o nome de endométrio. Essa região manifesta as alterações mensais do ciclo menstrual e também é o local onde o óvulo fertilizado se implanta.
Nos meses em que não há fecundação, o endométrio “descama” e é eliminado por meio da menstruação.
A estrutura do útero pode apresentar variações de tamanho e forma conforme idade, número de filhos e atividade dos hormônios. De forma geral, em uma mulher adulta, o volume norma do útero varia entre 55cc e 90cc.
Vagina
No sistema reprodutor feminino, a vagina consiste em um canal tubular que se estende do colo uterino até a vulva (outro elemento do aparelho reprodutor feminino).
A vagina exerce as funções de receber o pênis no ato sexual, possibilitar a saída do bebê na hora do parto e liberar o fluxo menstrual.
A região do canal vaginal é composta por três camadas: mucosa, muscular e adventícia. A parte da mucosa é formada por tecido conjuntivo que contém uma alta concentração de fibras elásticas, tendo poucas terminações nervosas e aspecto rugoso.
A região muscular é composta por fibras musculares lisas. Já a camada adventícia situada na parte externa da camada muscular é formada por tecidos grossos e elásticos, o que possibilita alta elasticidade ao canal vaginal.
Vulva
No sistema reprodutor da mulher, a vulva é o conjunto de formações externas responsáveis por proteger a vagina e o orifício urinário. Além disso, a vulva é essencial no ato sexual.
Essa região do aparelho reprodutor feminino abrange os grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, vestíbulo vaginal e orifício vaginal. Os grandes lábios são formações cutâneas, nas quais as formas e dimensão são definidas pelo tecido gorduroso subcutâneo.
Os grandes lábios circundam os pequenos lábios e unem-se, anteriormente, para formar o monte de Vênus (elevação coberta de pelos pubianos). Por dentro dos grandes lábios estão os pequenos lábios, duas pregas cutâneas de tamanho reduzido que apresenta coloração rosa.
No ponto de encontro superior desses lábios está localizado um pequeno tubérculo arredondado que é chamado de clitóris. O vestíbulo da vagina consiste na região delimitada pelas formações labiais, tendo a forma de uma fenda alongada, na qual seu ápice termina no clitóris.
O orifício urinário abre-se na parte anterior do vestíbulo e o orifício vaginal, na região posterior. De cada lado do orifício vaginal abrem-se os condutos das glândulas de Bartholin. Essas glândulas secretam um líquido claro e viscoso que atua como lubrificante.
Mamas
As mamas são elevações peitorais responsáveis por abrigar as glândulas de onde provém o leite do período de amamentação.
Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino é relativamente menos complexo se comparado ao sistema feminino. As principais funções do aparelho reprodutor dos homens são:
- Produzir os espermatozoides (células reprodutoras masculinas);
- Produzir o esperma (também chamado de sêmen. É um líquido esbranquiçado, secretado por diferentes glândulas genitais masculinas, que abriga os espermatozoides);
- Produzir o testosterona.
Vale frisar que a fertilidade masculina depende da capacidade de o espermatozoide chegar ao óvulo e fecundá-lo.
Anatomia do Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino abrange: testículos, epidídimos, canal deferente, vesícula seminal, próstata, uretra e pênis.
Testículos
No sistema reprodutor masculino, os testículos são duas glândulas de formato oval localizadas na bolsa escrotal. Em cada testículo estão presentes tubos finos e enovelados (tubos seminíferos).
No interior dos testículos ocorre a produção dos espermatozoides que, como vimos, são as células reprodutoras. O processo que dá origem à formação dos espermatozoides recebe o nome de espermatogênese.
Os testículos também atuam na produção da testosterona, um dos principais hormônios masculinos.
Epidídimos
No aparelho reprodutor dos homens, os epidídimos são canais de formato alongado que se enrolam e recobrem a superfície de cada um dos testículos. É nestes canais que os espermatozoides são armazenados.
Canal deferente
O canal deferente consiste em um tubo fino que sai de cada epidídimo, passando pela virilha e seguindo pela cavidade do abdômen. Esse canal circunda a base da bexiga e alarga-se formando uma espécie de ampola.
Esse canal atua no recebimento do líquido seminal (originado na vesícula seminal). Ele também atravessa a próstata e recebe dela o líquido prostático. O canal deferente segue em direção à uretra.
A substância conjunta que abriga os espermatozoides, o líquido seminal e o líquido prostático recebe o nome de sêmen ou esperma.
Vesícula seminal
A vesícula seminal do sistema reprodutor masculino é composta por duas pequenas bolsas que ficam situadas logo atrás da bexiga. O papel dessa vesícula é produzir o líquido seminal, um tipo de secreção grossa e leitosa capaz de proteger os espermatozoides ao neutralizar a ação da urina. O líquido seminal auxilia também na neutralização da acidez vaginal no momento do ato sexual. Isso evita a morte dos espermatozoides enquanto eles caminham até os óvulos.
Próstata
No sistema reprodutor masculino, a próstata é considerada outro dos órgãos mais importantes. Trata-se de uma glândula situada embaixo da bexiga, responsável por produzir o líquido prostático.
O líquido prostático é uma secreção fluida e de cor clara, que está contida no esperma.
Uretra
Nos homens, a uretra é um canal que atua conjuntamente no sistema reprodutor e no sistema urinário. Ela tem seu início na bexiga, passa pela próstata e o pênis, até a ponta da glande, local que contém uma abertura por meio da qual são eliminados a urina e o sêmen.
É preciso frisar que o sêmen e a urina nunca são eliminados ao mesmo tempo. Isso é possível devido à estrutura muscular da bexiga que, na entrada da uretra, impede que essa mistura de sêmen e urina aconteça.
Pênis
O último órgão do sistema reprodutor masculino é o pênis. Trata-se de um órgão em formato cilíndrico composto por dois tipos de tecidos: cavernoso e esponjoso. É por meio desse órgão que são eliminados o sêmen e a urina.
O tecido cavernoso se enche de sangue, o que garante a ereção durante o ato sexual, que termina na eliminação do sêmen (ejaculação). Já o tecido esponjoso atua na proteção da uretra.
Depois de aprender sobre o sistema reprodutor feminino e masculino, confira nossos demais conteúdos sobre os diversos sistemas do corpo humano, entre eles, o sistema urinário.
Imagens: estudopratico.com.br /clubeinvestigacaocicencia.blogspot.com / todamateria.com.br