Os ovários são órgãos pertencentes ao sistema reprodutor feminino, sendo que cada mulher normalmente possui dois ovários (um em cada lado do útero). Os ovários são ligados pelas trompas de Falópio.
Vale frisar que o sistema reprodutor feminino é composto por ovários, tubas uterinas (chamadas de trompas de Falópio), útero, vagina e vulva.
Função dos ovários
As principais funções dos ovários são produzir os hormônios sexuais femininos (progesterona e estrógenos) e produzir os ovócitos secundários (são as células que se transformam em óvulos, casos ocorra a fertilização).
Pelo fato de os ovários atuarem na produção dos hormônios juntamente com a hipófise, as estruturas ovarianas são fundamentais para o desenvolvimento das características específicas do sexo feminino e na regulação do ciclo menstrual.
Localização: onde ficam os ovários no corpo humano?
Os ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino. Normalmente a mulher possui um par de ovários, localizados um de cada lado do útero. Os ovários são ligados ao útero através de canais, os quais chamamos “trompas de Falópio”.
Anatomia dos ovários
Os ovários, como o próprio nome sugere, possuem uma forma oval e aplanada, parecida com a estrutura de uma amêndoa. Cada um dos ovários possui uma parte interna e outra externa. Em geral, cada ovário mede 3cm de comprimento, 1,5cm de largura e 1cm de espessura.
Quando a mulher está na fase adulta, a região externa do ovário secreta uma elevada quantidade de folículos com tamanhos diferenciados. É justamente nesses folículos que se encontram os óvulos.
A cada ciclo da menstruação, um folículo se desenvolve e uma quantidade grande de estrógeno passa a ser secretada. A partir desse momento, o folículo é chamado de folículo de Graaf.
O processo de ovulação e hormônios
Em média, a cada 28 dias, um dos ovários produz um ovócito. Quando esse ovócito é fecundado por um espermatozoide, ele dará origem a um embrião humano.
A glândula localizada na base do cérebro, chamada de hipófise, é responsável por produzir dois tipos de hormônios, o LH e o FSH que, por sua vez, estimulam o crescimento e liberação de um ovócito (a célula germinativa feminina) do ovário.
Dentro da normalidade, o folículo que contém o ovócito amadurece em aproximadamente 12 ou 14 dias, momento em que o ovócito é rompido e liberado. Esse é justamente o processo que caracteriza a ovulação, que ocorre próximo às franjas da tuba do útero.
O folículo maduro restante é conhecido como corpo lúteo e atua na produção de hormônios ovarianos durante 14 dias, até que eles comecem a se regenerar, caso não ocorra a gravidez.
Já nos casos em que a gravidez acontece, o corpo lúteo é crucial na produção dos hormônios que regulam a manutenção do endométrio favorável à gestação.
3 principais problemas que afetam os ovários
1) Cisto de ovário
Os cistos ovarianos consistem em bolsas cheias de líquidos que se formam sobre ou dentro do ovário. Há basicamente 4 tipos de cistos:
Cisto funcional
Esses são os tipos de cistos mais frequentes nas mulheres, sendo comuns durante a idade fértil feminina (da puberdade à menopausa). O cisto funcional pode ser folicular ou lúteo.
Cisto dermoide
São aqueles formados a partir das células que também originam a pele.
Cistadenomas
Esse tipo de cisto se desenvolve a partir do tecido que reveste os ovários.
Cisto endometrioma
Esses cistos resultam da endometriose, condição na qual o endométrio cresce em outras regiões do corpo.
2) Tumores benignos
Nos ovários é relativamente comum a ocorrência de tumores benignos, que podem ser causados por diferentes razões. Tumores localizados na região ovariana nem sempre são sinônimo de câncer.
3) Câncer de ovário
O câncer é a doença mais grave que pode afetar os ovários, sendo que a eficácia do tratamento fica seriamente comprometida conforme o diagnóstico e tratamento não são feitos adequadamente.
Por não causar sintomas iniciais, é preciso que as mulheres estejam atentas e façam os exames preventivos todos os anos. Além disso, ao notar qualquer tipo de alteração (por menor que seja) no sistema reprodutor, as mulheres devem consultar o ginecologista imediatamente.
Fatores de Risco
Para que o sistema reprodutor feminino não apresente problemas o que inclui os ovários, é de suma importância que as mulheres conheçam os principais fatores de risco que causam doenças ovarianas que também podem comprometer o aparelho reprodutivo. Esses fatores são:
- Obesidade
- Histórico familiar de doenças no sistema reprodutor feminino
- Gravidez em idade avançada
- Alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras
- Alterações hormonais não tratadas
- Tabagismo
- Uso de determinados medicamentos que comprometem a saúde hormonal.