A uretra é um canal membranoso o qual é parte importante do sistema urinário humano, e pelo qual se expele a urina desde a bexiga urinária até o meio externo.
A uretra feminina mede algo em torno de 5cm, enquanto a masculino possui mais de 20cm.
A importância da Uretra no contexto sexual
A uretra masculina serve como corredor para o sêmen. A uretra, porção final das vias espermáticas, tem cerca de 20 centímetros de extensão. Compreende a uretra prostática, a membranosa e a cavernosa. A última está contida no interior do pênis, onde é envolvida por uma formação vascular especial, o corpo cavernoso da uretra.
Juntamente com duas outras formações semelhantes (os corpos cavernosos do pênis), o corpo cavernoso da uretra é responsável pelas modificações de volume e consistência do órgão durante a ereção. São estruturas chamadas eréteis, pois aumentam de volume quando ficam túrgidas de sangue.
Divisões da Uretra Masculina
- Porção Prostática: Se alonga através da próstata e pode dilatar-se, aumentando de tamanho.
- Porção Membranosa: Porção que se encontra entre a próstata e o começo do pênis
- Porção Esponjosa atravessa o pênis
O Caminho espermatozoário
Com início-na cauda do epidídimo (portanto, no interior da bolsa escrotal), o canal deferente direito reúne-se ao esquerdo, numa trajetória comum dentro do cordão espermático. Essa estrutura, palpável sob a pele, na base do escroto, é formada pelos canais deferentes, vasos e nervos que servem os testículos e o epidídimo.
Em seguida, o canal deferente alcança a face posterior da bexiga, onde recebe o conduto excretor das vesículas seminais e passa a chamar-se canal ejaculador. Este atravessa a próstata e abre-se na uretra, canal que liga a bexiga com o meio exterior, depois de percorrer todo o comprimento do pênis.
Anormalidades
A uretra pode ser afetada por algumas anormalidades, entre elas a infecção do aparelho urinário
imagem: infoescola