Sistema Tegumentar – Função e Todas as Partes da Pele


O sistema tegumentar está relacionado à estrutura da pele, abordando tudo que envolve essa imensa composição do corpo humano. Para saber os detalhes sobre esse sistema, incluindo funções e elementos envolvidos, confira nosso artigo.

Qual a Função do Sistema Tegumentar?

As funções do sistema tegumentar, ou seja, da pele humana, são as seguintes:

  • Proteção
  • Sensibilidade
  • Respiração
  • Excreção
  • Regulação térmica

Vamos ver agora cada uma delas.

Proteção

Pelo fato de formar um revestimento contínuo para todo o corpo, a pele tem a função de protegê-lo contra uma série de elementos externos que podem ser altamente prejudiciais ao organismo, tais como micróbios e toxinas, daí a primeira grande importância do sistema tegumentar.

Respiração

No sistema tegumentar, outra das funções essenciais é a respiração. Diariamente, estima-se que são liberados por meio da pele cerca de 8 gramas de anidrido carbônico.



Excreção do sistema tegumentar

É por meio das glândulas sudoríparas que a pele exerce o papel de excretar diversos tipos de substâncias acumuladas no corpo humano, atuando de forma semelhante aos rins.

Regulação térmica

O sistema tegumentar desempenha o papel de regular a temperatura do corpo. Isso é possível graças à altíssima capacidade sensitiva da pele, o que contribui para a saúde do organismo como um todo.

Estrutura do Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar é composto pelos seguintes elementos:





Epiderme

No sistema tegumentar, a estrutura da epiderme é formada por tecido epitelial. Nesse tecido, estão contidas células que possuem vários formatos e funções. Essas células são formadas na camada basal (camada mais profunda da epiderme).

Ao se moverem para cima, no sentido da epiderme, essas células vão se tornando mais “achatadas”.

As células contidas na epiderme são multiplicadas de forma contínua, fazendo que as novas células produzidas nas camadas mais profundas empurrem as células mais velhas para cima (na região mais superficial do corpo).

No momento em que essas células envelhecidas chegam à camada mais superficial da pele, elas já estão mortas e são compostas principalmente por queratina.



Essa quantidade de queratina ocorre porque ao passo que as células da epiderme envelhecem, por se tornarem achatadas, elas começam a gerar e acumular em seu interior quantidades maiores de queratina.

Quando as células atingem a quantidade máxima de queratina acumulada elas morrem e passam a formar um revestimento na pele que é altamente impermeável e resistente a atritos, sendo esse efeito possível justamente devido à queratina.

É nas camadas inferiores da epiderme que se encontram as células responsáveis pela produção de melanina (células chamadas de melanócitos). Apenas para relembrar, a melanina é um pigmento que determina a coloração da pele.

As camadas das células da epiderme são bem numerosas, sendo divididas em 5 estratos:

  • Estrato germinativo;
  • Estrato espinhoso;
  • Estrato granuloso;
  • Estrato lúcido;
  • Estrato córneo.

Derme

No sistema tegumentar, a derme está logo abaixo da epiderme e apresenta uma estrutura sensível e elástica. A estrutura da derme é composta por um tecido conjuntivo que abriga glândulas, órgãos sensoriais, terminações nervosas, vasos sanguíneos e fibras proteicas.

Os fibroblastos são classificados como as principais células presentes da derme, tendo a missão de produzir fibras e uma substância gelatinosa (substância amorfa). É nessa substância amorfa que os elementos da derme estão inseridos.

Ainda que as chamadas glândulas anexas (sudoríparas e sebáceas) estejam mergulhadas na derme, elas possuem sua origem na epiderme. Isso ocorre porque a epiderme penetra na derme e dá origem a esses folículos pilosos.

O suor liberado pelo organismo contém água, sais e uma pequena quantidade de ureia – a mesma substância presente na urina. Esse suor é drenado pelo ducto das glândulas sudoríparas.

Já a secreção sebácea (um tipo de secreção gordurosa que lubrifica a epiderme e os pelos) é eliminada pelos poros dos quais emergem os pelos.

A função da transpiração ou sudorese é refrescar o organismo nos momentos em que há aumento da temperatura do ambiente externo ou nas situações em que a temperatura do corpo aumenta como, por exemplo, durante a atividade física ou em quadros de febre.



Tela subcutânea

O sistema tegumentar abrange a chamada tela subcutânea, que também recebe o nome de hipoderme. Consiste em uma camada localizada embaixo da pele, sendo essa tela formada por tecido conjuntivo frouxo.

Esse tecido apresenta alta quantidade de fibras e células adiposas ou adipócitos (células que armazenam gordura).

A tela subcutânea atua como isolante térmico, protege de choques mecânicos e é também responsável por reservar energia.

Unhas e pelos

No sistema tegumentar, tanto as unhas quanto os pelos são formados por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas.

Apenas relembrando, as células epidérmicas se renovam continuamente, sendo que as mais novas, originadas nas camadas mais profundas, vão “empurrando” as mais velhas, que vão se encaminhando mais para a superfície da pele.

Pelo fato de as unhas e os pelos serem compostos dessas células epidérmicas, eles apresentam uma alta capacidade de renovação.

Com relação aos pelos, cada um deles está conectado a um minúsculo músculo eretor, permitindo a movimentação de uma ou mais glândulas sebáceas responsáveis pela lubrificação.

sistema tegumentar

Sistema Tegumentar e Atividades Sensoriais

A pele humana funciona como um receptor sensorial por excelência. Ou seja, esse órgão capta todas as sensações, das mais sutis às mais intensas.

Essa ampla atividade sensorial é possível devido às numerosas terminações nervosas presentes na epiderme, glândulas, folículos pilosos e também aos chamados receptores encapsulados e não encapsulados existentes na derme e na hipoderme, sendo mais comuns nas papilas dérmicas.

Vejamos alguns exemplos de receptores e funções sensoriais que eles exercem.

Sensação percebida Receptor de superfície
Tato Plexos das raízes pilosas
Dor, frio, calor, coceira e cócegas Terminações nervosas livres
Tato Corpúsculos de Ruffini
Pressão, vibração Corpúsculos de Pacini
Vibração, pressão, tato Corpúsculos de Meissner
Frio Corpúsculos de Krause
Tato, pressão Discos de Merkel

Algumas Curiosidades Sobre a Pele Humana

  • A função das digitais é aumentar a aderência dos dedos ao pegar objetos;
  • As células da pele são substituídas por outras novas a cada 28 dias;
  • Após os 30 anos, a renovação das células da pele é 20% mais lenta.

Depois de aprender sobre o sistema tegumentar, veja esse nosso conteúdo falando sobre o sistema linfático que atua na imunidade e é determinante para evitar o inchaço corporal.

Imagens: new-social.com / cursos4web.com.br