Sistema Renal: Fisiologia, composição órgãos | Resumo na Anatomia


Também chamado de sistema urinário ou aparelho urinário, o Sistema Renal é composto por um conjunto de órgãos responsáveis por variadas funções relacionadas sobretudo ao armazenamento e eliminação da urina.

sistema renal

Órgãos do sistema renal

Nosso sistema renal é composto por 4 órgãos:

1 – Rins

Tratam-se de dois órgãos (direito e esquerdo) que possuem o tamanho aproximado ao de uma mão fechada. Os rins possuem um formato semelhante ao do feijão e ficam localizados logo abaixo da caixa torácica, posicionado um em cada lado da coluna vertebral. As principais funções são:

  •  filtrar o sangue;
  •  regular o volume e composição do sangue;
  •  eliminar resíduos;
  •  produzir hormônios.

2) Ureteres

Da mesma forma que os rins, todos nós possuímos 2 unidades de ureter. Tratam-se de dois tubos que possuem cerca de 25 a 30cm de comprimento e aproximadamente 6mm de diâmetro. Cada ureter desce do abdômen superior, local onde estão os rins, e se encaminham até a pelve, na região de trás dos órgãos gastrointestinais. Sua principal função é levar a urina dos rins até a bexiga.



Devido ao trajeto realizado pelo ureter, esse órgão se divide em duas partes, a abdominal e a pélvica, sendo eles constituídos por 3 camadas:

– Mucosa. É a parte interna do órgão.

– Muscular. É a segunda camada do ureter, sendo composta de duas camadas musculares lisas (uma interna e outra externa).





– Adventícia. É uma camada mais externa do ureter, na qual estão as fibras nervosas e vasos sanguíneos.

3) Bexiga

Localizada na área inferior do abdômen; nos homens, a bexiga fica logo à frente do reto. Já nas mulheres, esse órgão está situado à frente da vagina e abaixo do útero. A bexiga é considerada um órgão muscular oco e elástico, sendo dividida em 4 partes: ápice (anterior), corpo, fundo (posterior) e colo. Sua principal função é armazenar a urina e lançá-la na uretra..

Logo na saída da bexiga existe um músculo chamado de esfíncter interno (que se contrai de forma involuntária) e também o esfíncter externo (que é voluntário e permite que impeçamos a saída da urina).

Vale frisar que a contração da musculatura da bexiga é controlada pelo sistema nervoso autônomo parassimpático.



4) Uretra

O canal da uretra é o último órgão integrante do sistema urinário. No caso dos homens, ela termina no pênis. Já no caso das mulheres, a uretra termina na vulva. A estrutura anatômica da uretra é diferente em homens e mulheres.

Nos homens, a uretra também é responsável por dar passagem ao esperma durante a ejaculação e mede aproximadamente 16cm. Nas mulheres, a uretra é bem mais curta, medindo em torno de 4cm. No corpo feminino, a uretra fica localizada atrás da sínfise púbica e termina entre o clitóris e a vagina.

Funções gerais do sistema renal

  • – filtrar as impurezas do sangue que circula pelo organismo;
  • – armazenar a urina;
  • – eliminar a urina;
  • – eliminar, por meio da urina, resíduos que não foram (ou não serão) utilizados pelo organismo;
  • – regular a composição química e volume do sangue;
  • – ajudar na produção e regulação das hemácias (células vermelhas do sangue);
  • – garantir bons níveis de minerais no organismo (magnésio, cálcio, ferro, sódio etc.).

6 principais problemas que afetam o sistema renal

Confira abaixo os principais problemas causados no sistema renal humano.

1) Nefrite aguda

Trata-se de uma inflamação ocorrida no tecido dos rins, sendo geralmente causada por agentes infecciosos como vírus e bactérias.

A principal causa dessa doença é a predisposição natural do organismo que ocorre devido à baixa na imunidade.

Os sintomas da nefrite aguda são: escurecimento da cor da urina. O tratamento envolve uso de antibióticos, diuréticos e medicamentos redutores da pressão arterial.

2) Nefrite crônica

São lesões que afetam os rins de forma permanente, trazendo comprometimento das funções renais. Entre as principais causas da nefrite crônica, estão infecções tratadas de forma inadequada ou uso excessivo de determinados medicamentos.

Entre os sintomas mais recorrentes desse tipo de nefrite, estão: presença de sangue na urina, aumento da pressão arterial, redução do apetite, inchaço nas pernas.

Ainda que essa doença não tenha cura, o tratamento recomendado envolve adotar uma dieta restritiva, com baixíssimas quantidades de sal, proteínas e potássio. O objetivo dessa dieta é evitar que os rins fiquem sobrecarregados.

3) Pedra nos rins

Também chamadas de cálculos renais, as pedras nos rins são caracterizadas pela formação de uma massa semelhante a pedras. Os cálculos geralmente são provocados pelo acúmulo de cristais da urina, sendo esses cristais oriundos principalmente de oxalatos, cálcio e fosfatos.



As principais causas de pedras nos rins são: volume insuficiente de urina, infecções urinárias, alterações associadas à eliminação de vitamina D e sais minerais em quantidade excessiva.

Os principais sintomas de cálculos renais são dores intensas, presença de sangue na urina, ardor ao urinar, escurecimento da urina, febre, aumento da frequência cardíaca, náuseas e vômitos.

O tratamento de pedras nos rins envolve uso de medicamentos e, em casos mais graves, realização de cirurgia.

4) Infecções urinárias

Qualquer tipo de infecção ocorrida no canal da urina é classificada como infecção urinária, tendo como principais causas a existência de determinados tipos de bactérias, vírus ou fungos dentro da uretra.

Entre os principais sintomas de infecções urinárias, estão: necessidade constante e intensa de urinar, dores ao urinar e presença de sangue na urina. O tratamento desse tipo de infecção envolve: beber bastante líquido e tomar antibióticos.

5) Cisto renal simples

Esse tipo de cisto consiste numa bolsa ou saco fechado repleto de líquido nos nefrónios (unidades filtrantes). Entre as principais causas desses cistos simples, estão: aumento da idade, presença de doença renal crônica, elevação da pressão arterial nos rins e alta concentração de sais nos líquidos que envolvem os nefrónios.

A presença desse cisto é sinalizada pelos seguintes sintomas: dores no abdomen, na costela, nos quadris, no estômago ou nas costas, febre, constante necessidade de urinar, presença de sangue na urina e aumento da pressão.

6) Cistite

A cistite consiste em um tipo de infecção do trato urinário provocada por causas anatômicas. Esse problema afeta principalmente as mulheres, já que elas possuem uma uretra mais curta que os homens. Isso faz com que as pessoas do sexo feminino sejam mais suscetíveis à ação das bactérias.

A cistite também pode ser provocada devido a tratamentos de radiação na região pélvica, uso de determinados medicamentos por longos períodos ou uso frequente de cateter.

Os principais sintomas da cistite são: frequente necessidade de urinar, baixa quantidade de urina, desconforto na região pélvica, presença de sangue na urina, sensação de pressão na região inferior à do abdômen e febre moderada.